Um grupo específico de contemplados com o BPC, Benefício de Prestação Continuada, terá a parcela de janeiro antecipada. Ou seja, não haverá a necessidade de esperar pelo escalonamento de datas, que é feito com base no penúltimo dígito do NB (Número de Benefício).
A decisão foi anunciada pelo governo federal, com o objetivo de amenizar os efeitos causados por fortes chuvas em determinadas cidades do país. O valor do mês-base de janeiro já virá corrigido, de acordo com o novo salário mínimo que está em vigor no Brasil: R$ 1.412,00.
Sendo assim, a consulta do benefício, além de mais informações, pode ser feita pelo portal Meu INSS ou aplicativo de mesmo nome (Android e iOS). Na plataforma, basta procurar pela opção que corresponde ao auxílio e verificar os dados que estarão disponíveis em sua tela.
Em caso de mais dúvidas, entre em contato diretamente com a central de atendimento a partir de ligações para o número 135. O Disque Social (121) do governo brasileiro também está disponível para esclarecer qualquer informação a respeito do BPC, se houver necessidade.
Você confere, em nossa matéria, quem terá direito ao BPC antecipado em janeiro, além de outras regras que entraram em vigor recentemente. Também organizamos o calendário regular do mês-base para os demais inscritos que não terão a parcela adiantada.
Quem terá o BPC antecipado de Janeiro?
Devido às fortes chuvas no estado do Rio de Janeiro, o governo federal decidiu implementar algumas iniciativas para amparar as vítimas. Uma delas foi o de antecipar a nova parcela do BPC aos inscritos que moram em cidades do RJ onde houve decreto de calamidade pública.
Não haverá necessidade, portanto, de consultar o calendário de pagamentos, já que o escalonamento de datas somente valerá aos demais beneficiários que vivem em outras cidades/regiões do país. Além disso, também foi concedida a possibilidade de antecipar mais um lote.
“Nos municípios em situação de calamidade pública e apenas nesses casos, há a antecipação de uma parcela do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que corresponde a um salário mínimo. Caso o beneficiário solicite, pode haver a antecipação de outra parcela”, explicou o governo.
Os valores antecipados dos lotes poderão ser reembolsados em até 36 meses. Não haverá cobrança de juros ou encargos.
Calendário BPC Janeiro aos demais beneficiários
Para quem não vive em situações do RJ onde houve decreto de calamidade pública, a lógica de pagamentos continua sendo a mesma. A rodada será paga a partir do dia 25/1, ou seja, nesta quinta-feira. Escalonamento é feito com base no penúltimo dígito do NB.
É o mesmo algarismo que aparece antes do traço no documento, conforme exemplo ilustrativo: 000.000.000-0. Veja as datas oficiais:
- Penúltimo dígito 1 do NB: 25 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 2 do NB: 26 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 3 do NB: 29 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 4 do NB: 30 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 5 do NB: 31 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de fevereiro de 2024;
- Penúltimo dígito 7 do NB: 2 de fevereiro de 2024;
- Penúltimo dígito 8 do NB: 5 de fevereiro de 2024;
- Penúltimo dígito 9 do NB: 6 de fevereiro de 2024;
- Penúltimo dígito 0 do NB: 7 de fevereiro de 2024.