Na última terça-feira, 23/1, o INSS liberou oficialmente a consulta da parcela de janeiro para aposentados, pensionistas e inscritos no BPC, Benefício de Prestação Continuada. Será possível verificar o extrato do novo valor reajustado, que cairá nas contas a partir do dia 25/1.
O aumento nos benefícios foi definido a partir de critérios específicos. Para quem recebe parcela que equivale ao piso nacional, a correção se baseou no novo salário mínimo e, portanto, esse grupo contará com pagamentos de R$ 1.412,00 ao mês em vez de R$ 1.320,00.
No caso dos beneficiários que fazem jus a valores acima do salário mínimo, a lógica foi baseada somente no acumulado do INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor. O instituto usou como referência o acumulado da inflação no ano passado, que foi de 3,71%.
Em nossa matéria, você descobre como é possível realizar a consulta do INSS. Também organizamos todas as datas da pagamento do primeiro lote do ano, que já virá com o valor atualizado. Aproveite a visita e não deixe de explorar outros conteúdos que já publicamos.
Temos de tudo um pouco para te deixar constantemente informado. Além de programas sociais, você encontra matérias voltadas à educação, como dicas de estudo, regras explicadas de gramática, métodos de aprendizagem, notícias de concursos abertos no país e muito mais.
Calendário oficial do INSS: datas do 1º lote de 2024
O Instituto Nacional de Seguro Social já anunciou o prazo para os pagamentos da primeira rodada do ano, que diz respeito ao mês de janeiro. Existem dois cronogramas: o primeiro para aqueles que recebem 1 salário mínimo, e o segundo aos que contam com valores acima do piso.
Para descobrir qual é a data em que o dinheiro cairá na sua conta, basta verificar o penúltimo dígito do seu NB (Número de Benefício). Até porque os calendários são escalonados a partir desse dado em específico. Confira, abaixo, todas as datas organizadas de pagamento:
Para segurados que recebem até 1 salário mínimo, inclusive BPC
- Penúltimo dígito 1 do NB: 25 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 2 do NB: 26 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 3 do NB: 29 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 4 do NB: 30 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 5 do NB: 31 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de fevereiro de 2024;
- Penúltimo dígito 7 do NB: 2 de fevereiro de 2024;
- Penúltimo dígito 8 do NB: 5 de fevereiro de 2024;
- Penúltimo dígito 9 do NB: 6 de fevereiro de 2024;
- Penúltimo dígito 0 do NB: 7 de fevereiro de 2024.
Para segurados que recebem mais do que 1 salário mínimo
- NB final 1 e 6: 01 de fevereiro de 2023;
- NB final 2 e 7: 02 de fevereiro de 2023;
- NB final 3 e 8: 03 de fevereiro de 2023;
- NB final 4 e 9: 06 de fevereiro de 2023;
- NB final 5 e 0: 07 de fevereiro de 2023.
Como consultar benefício do INSS de janeiro pelo CPF?
O extrato de pagamento já pode ser conferido diretamente pelo portal Meu INSS ou aplicativo de mesmo nome. Basta fazer login com os seus dados de acesso, a começar pelo CPF, e seguir as instruções indicadas na tela para conferir o menu com as opções de funcionalidades.
Será necessário clicar na opção correspondente ao extrato de pagamento e, em seguida, esperar pelo carregamento da página. Todas as informações atualizadas sobre o benefício devem aparecer em sua tela, incluindo o valor a ser recebido no calendário do lote de janeiro.
Caso prefira, é possível verificar o extrato pela central de atendimento do INSS (número 135). Você pode ligar de segunda a sábado, das 7h às 22h.