Consulta do INSS com reajuste já pode ser feita pelo CPF; veja como

INSS liberou a consulta do novo valor dos benefícios, que passou por reajuste e deve cair nas contas a partir deste mês de janeiro. Saiba como funciona.

Na última terça-feira, 23/1, o INSS liberou oficialmente a consulta da parcela de janeiro para aposentados, pensionistas e inscritos no BPC, Benefício de Prestação Continuada. Será possível verificar o extrato do novo valor reajustado, que cairá nas contas a partir do dia 25/1.

continua depois da publicidade

O aumento nos benefícios foi definido a partir de critérios específicos. Para quem recebe parcela que equivale ao piso nacional, a correção se baseou no novo salário mínimo e, portanto, esse grupo contará com pagamentos de R$ 1.412,00 ao mês em vez de R$ 1.320,00.

No caso dos beneficiários que fazem jus a valores acima do salário mínimo, a lógica foi baseada somente no acumulado do INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor. O instituto usou como referência o acumulado da inflação no ano passado, que foi de 3,71%.

Leia também

Em nossa matéria, você descobre como é possível realizar a consulta do INSS. Também organizamos todas as datas da pagamento do primeiro lote do ano, que já virá com o valor atualizado. Aproveite a visita e não deixe de explorar outros conteúdos que já publicamos.

continua depois da publicidade

Temos de tudo um pouco para te deixar constantemente informado. Além de programas sociais, você encontra matérias voltadas à educação, como dicas de estudo, regras explicadas de gramática, métodos de aprendizagem, notícias de concursos abertos no país e muito mais.

Calendário oficial do INSS: datas do 1º lote de 2024

O Instituto Nacional de Seguro Social já anunciou o prazo para os pagamentos da primeira rodada do ano, que diz respeito ao mês de janeiro. Existem dois cronogramas: o primeiro para aqueles que recebem 1 salário mínimo, e o segundo aos que contam com valores acima do piso.

Para descobrir qual é a data em que o dinheiro cairá na sua conta, basta verificar o penúltimo dígito do seu NB (Número de Benefício). Até porque os calendários são escalonados a partir desse dado em específico. Confira, abaixo, todas as datas organizadas de pagamento:

continua depois da publicidade

Para segurados que recebem até 1 salário mínimo, inclusive BPC

  • Penúltimo dígito 1 do NB: 25 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 2 do NB: 26 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 3 do NB: 29 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 4 do NB: 30 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 5 do NB: 31 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 7 do NB: 2 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 8 do NB: 5 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 9 do NB: 6 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 0 do NB: 7 de fevereiro de 2024.

Para segurados que recebem mais do que 1 salário mínimo

  • NB final 1 e 6: 01 de fevereiro de 2023;
  • NB final 2 e 7: 02 de fevereiro de 2023;
  • NB final 3 e 8: 03 de fevereiro de 2023;
  • NB final 4 e 9: 06 de fevereiro de 2023;
  • NB final 5 e 0: 07 de fevereiro de 2023.

Como consultar benefício do INSS de janeiro pelo CPF?

O extrato de pagamento já pode ser conferido diretamente pelo portal Meu INSS ou aplicativo de mesmo nome. Basta fazer login com os seus dados de acesso, a começar pelo CPF, e seguir as instruções indicadas na tela para conferir o menu com as opções de funcionalidades.

continua depois da publicidade

Será necessário clicar na opção correspondente ao extrato de pagamento e, em seguida, esperar pelo carregamento da página. Todas as informações atualizadas sobre o benefício devem aparecer em sua tela, incluindo o valor a ser recebido no calendário do lote de janeiro.

Caso prefira, é possível verificar o extrato pela central de atendimento do INSS (número 135). Você pode ligar de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Leia também

Concursos em sua
cidade