Limite de renda para BPC pode aumentar em 2024? Veja projeto

O limite de renda para entrar no BPC, que é de 1/4 do salário mínimo per capita, poderá sofrer mudanças com o novo projeto de lei. Saiba mais detalhes.

Projeto legislativo, que obteve avanço em sua tramitação pela Câmara dos Deputados, pretende aumentar o limite de renda para aumentar a abrangência do BPC, Benefício de Prestação Continuada. Atualmente, é necessário ter ganhos per capita de até 1/4 do salário mínimo.

continua depois da publicidade

Você confere, em nossa matéria, o que pode mudar para os cidadãos que desejam ingressar na lista de contemplados, bem como regras que estão em vigor para você ficar por dentro do assunto. Lembrando que o primeiro lote de 2024 será pago a partir do dia 25 de janeiro.

As datas foram definidas a partir da mesma lógica vigente do Instituto Nacional de Seguro Social: escalonamento por meio do penúltimo dígito do NB (Número de Benefício). Ou seja, é aquele algarismo que aparece antes do traço no documento, como: 000.000.000-0.

Aproveite a visita em nosso site e explore outros conteúdos que já publicamos por aqui. Além de programas sociais, também cobrimos pautas relacionadas com dicas de estudo, tendências tecnológicas, curiosidades respondidas, notícias de concursos abertos no país e muito mais.

continua depois da publicidade
Leia também

BPC 2024: quais são as regras atualmente em vigor no país?

O BPC é um auxílio assistencial que foi implementado pelo Ministério da Cidadania junto ao Instituto Nacional de Seguro Social. Em linhas gerais, a ideia é de amparar idosos com 65 anos ou mais, bem como pessoas com deficiência (PcDs) de qualquer faixa etária.

Ambos os grupos, conforme regras vigentes, devem ter renda per capita de até 1/4 do salário mínimo ao mês. Caso você cumpra todos os requisitos listados, é possível solicitar o requerimento de entrada no benefício por meio do portal Meu INSS ou aplicativo correspondente.

O sistema irá redirecioná-lo ao portal GOV.BR, onde você deverá preencher os seus dados de acesso. Se ainda não tiver, basta criá-los por meio do seu CPF. Use-os para entrar no Meu INSS e selecione a opção que diz respeito ao pedido do BPC. Siga as instruções indicadas.

continua depois da publicidade

O prazo para análise do INSS é de, no mínimo, 45 dias. Em caso de deferimento, os cidadãos serão notificados a respeito do status pelo mesmo portal. O agendamento de perícia médica, no caso de PcDs, também pode ser feito na plataforma.

Lembrando que o benefício paga o valor de R$ 1.412,00, equivalente ao salário mínimo de 2024. Os pagamentos são feitos em calendário do INSS, conforme o penúltimo dígito do NB (Número do Benefício), conforme explicamos anteriormente.

O que pode mudar com o novo projeto de lei?

Agora que você sabe as regras atuais do BPC, vamos entender o que pode mudar com o novo projeto de lei em tramitação? A proposta em forma de substitutivo, encaminhada pelo deputado Duarte Jr. (PSB-MA), pretende aumentar o critério do limite de renda per capita ao mês.

continua depois da publicidade

Ou seja, para obter elegibilidade no Benefício de Prestação Continuada, seria necessário ter ganhos por pessoa de até 1 salário mínimo vigente, e não 1/4 do piso nacional. O PL já foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Agora, o texto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso obtenha sinal verde na tramitação junto à Câmara dos Deputados, a proposta será levada ao Senado Federal antes de ser sancionada ou vetada pelo governo.

Leia também

Concursos em sua
cidade