Regra importante do BPC pode mudar em 2024; confira novo projeto

Novo projeto da Câmara, que já foi aprovado em comissão, pretende alterar regra importante do BPC, que pode ampliar a lista de beneficiários. Saiba mais.

Novo projeto legislativo, que está em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados, pretende alterar regra importante do Benefício de Prestação Continuada, BPC. Caso seja sancionado pelo governo, a lista de contemplados poderá ser ampliada de maneira considerável.

continua depois da publicidade

Lembrando que, atualmente, o auxílio é destinado para cidadãos com pelo menos 65 anos de idade, além de pessoas com deficiência de qualquer faixa etária. Em ambos os casos, o critério de renda é o mesmo: ganhos per capita de até 1/4 do salário mínimo vigente.

O calendário de pagamentos segue a mesma lógica das datas definidas pelo INSS. Ou seja, o escalonamento é feito com base no penúltimo dígito do NB (Número de Benefício). É o algarismo que aparece antes do traço no documento. O valor das parcelas será de R$ 1.412 em 2024.

Em nossa matéria, vamos explicar o que pode ser alterado no BPC se o novo projeto legislativo for sancionado. Também iremos descrever o andamento da proposta e o que falta, na prática, para que ela se torne lei no país. Leia até o final e fique por dentro do assunto.

continua depois da publicidade
Leia também

Novo lote do BPC será pago em breve; datas já foram definidas

Antes de mais nada, vale lembrar que o primeiro lote do BPC em 2024 será pago a partir de janeiro. As datas foram definidas com base no escalonamento regular do INSS. Ou seja, é necessário verificar o penúltimo dígito do seu NB antes de consultar o calendário de depósitos.

O reajuste da parcela já será incorporado no mês-base de janeiro e, portanto, todos os beneficiários contemplados com o programa devem receber o valor de R$ 1.412 a partir da primeira rodada do ano. Confira, abaixo, as datas para que você já consiga se planejar:

  • Penúltimo dígito 1 do NB: 25 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 2 do NB: 26 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 3 do NB: 29 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 4 do NB: 30 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 5 do NB: 31 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 7 do NB: 2 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 8 do NB: 5 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 9 do NB: 6 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 0 do NB: 7 de fevereiro de 2024.

Nova proposta quer mudar o critério de renda do BPC

O substitutivo que tramita na Câmara dos Deputados foi elaborado pelo deputado Duarte Jr. (PSB-MA) e, em linhas gerais, pretende ampliar o critério de renda para elegibilidade do BPC. Confira o principal ponto que pode ser alterado no programa se a proposta for sancionada:

continua depois da publicidade
  • Conforme o teor do projeto de lei em tramitação, a ideia é de garantir as parcelas mensais para idosos com pelo menos 65 anos e PcDs de qualquer idade, desde que tenham renda per capita de até um salário mínimo vigente, e não 1/4 do piso nacional.

A proposta original estabelecia que um novo benefício fosse criado, mas Duarte Jr. decidiu incorporar a medida ao texto do BPC e, consequentemente, da Lei Orgânica de Assistência Social. A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência já deu sinal verde.

Agora, o projeto de lei será avaliado Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser levado ao Senado Federal. Caso ambas as Casas Legislativas aprovem a mudança no BPC, o texto deverá ser encaminhado para sanção ou veto presidencial.

Leia também

Concursos em sua
cidade