Como medida emergencial, o governo brasileiro decidiu antecipar o benefício de janeiro do Bolsa Família para determinado grupo, sendo que o BPC também não ficou de fora da iniciativa. Haverá a possibilidade de sacar uma parcela do programa, no valor de R$ 1.412,00.
Lembrando que o Benefício de Prestação Continuada é pago pelo INSS, com o objetivo de amparar idosos com pelo menos 65 anos de idade, além de pessoas com deficiência (PcDs) de qualquer faixa etária. O pedido e agendamento da perícia podem ser feitos pelo portal Meu INSS.
Ambos os públicos, tanto idosos quanto PcDs, devem ter renda per capita de até 1/4 do salário mínimo vigente. Os pagamentos, em condições normais, geralmente são feitos com base no cronograma do instituto, que varia conforme o penúltimo dígito do NB.
Leia a matéria até o final e descubra quem terá direito de antecipar uma parcela do Benefício de Prestação Continuada. Você também confere o calendário regular do programa para os demais contemplados, considerando o mês-base de janeiro de 2024. Fique informado conosco.
Afinal, quem terá o BPC de Janeiro antecipado?
Devido às fortes chuvas que aconteceram em áreas de risco do Rio de Janeiro, o governo federal decidiu que implementará medidas emergenciais para amparar as vítimas que possuem baixa renda. Uma das iniciativas está ligada com os beneficiários do BPC.
A antecipação será feita aos inscritos que residem em cidades onde houve declaração de estado de calamidade, urgência ou emergência, considerando apenas os municípios do Rio de Janeiro. Esse público poderá adiantar uma parcela, portanto, que corresponde a R$ 1.412,00.
Caso os beneficiários desejem, também será possível solicitar a antecipação de mais um lote. Lembrando que as parcelas adiantas deverão ser reembolsadas em até 36 meses, sem quaisquer juros ou encargos correspondentes.
“Estamos atentos e articulados para dar toda assistência necessária à população dos municípios afetados pelas fortes chuvas no Rio de Janeiro”, disse o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em suas redes sociais.
Em caso de quaisquer dúvidas sobre como funcionará o procedimento, entre em contato diretamente com o INSS pelo telefone 135. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Caso prefira, entre no portal Meu INSS ou aplicativo de mesmo nome.
Calendário BPC de Janeiro: datas regulares de pagamento
Para os demais beneficiários que não cumprem as exigências para a antecipação da parcela, o calendário do mês-base de janeiro será o mesmo que havia sido definido pelo INSS. As datas variam de acordo com o penúltimo dígito do NB (Número de Benefício).
É o algarismo que aparece antes do traço no documento. Confira o calendário, que começará a ser executado no dia 25 de janeiro de 2024:
- Penúltimo dígito 1 do NB: 25 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 2 do NB: 26 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 3 do NB: 29 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 4 do NB: 30 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 5 do NB: 31 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de fevereiro de 2024;
- Penúltimo dígito 7 do NB: 2 de fevereiro de 2024;
- Penúltimo dígito 8 do NB: 5 de fevereiro de 2024;
- Penúltimo dígito 9 do NB: 6 de fevereiro de 2024;
- Penúltimo dígito 0 do NB: 7 de fevereiro de 2024.