Bolsa Família Janeiro: saiba consultar parcela pelo seu CPF

Para quem deseja saber quanto irá receber no mês-base de janeiro, saiba que é possível fazer a consulta ao informar dados básicos, como o seu CPF.

O primeiro lote do Bolsa Família em 2024 começará a ser pago no dia 18 de janeiro, sendo que o escalonamento ocorre de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários. Por sua vez, a consulta da nova parcela pode ser feita pelo CPF.

continua depois da publicidade

Vamos te explicar como funciona o procedimento de verificação no decorrer da matéria. Lembrando que as regras associadas ao programa não foram alteradas pelo governo federal. Sendo assim, o critério de renda continua o mesmo: ganhos mensais de até R$ 218,00 per capita.

A inscrição no CadÚnico também deve estar devidamente regularizada, ou seja, com todos os dados atualizados. Caso não haja revisão do cadastro durante mais de 24 meses, o Ministério da Cidadania poderá bloquear o benefício e, posteriormente, cancelar o recebimento.

Leia também

Aproveite a visita em nosso site e não se esqueça de explorar mais conteúdos que publicamos sobre programas sociais. Além disso, você também encontra dicas de estudo, notícias de concursos abertos, regras de gramática e uma seção exclusiva de simulados gratuitos.

continua depois da publicidade

Novo “pente-fino” do Bolsa Família entra em vigor no mês de janeiro

O Ministério da Cidadania informou que haverá o bloqueio do Bolsa Família no caso de beneficiários que estiverem com o CPF em condição irregular junto à Receita Federal. Caso a situação não seja normalizada, a parcela de janeiro não será concedida aos inscritos.

A consulta da situação pode ser feita no site do órgão público, bem como a própria atualização dos dados. É possível buscar mais informações em alguma unidade da Receita Federal ou, no caso, obter ajuda pelo Disque Social do Ministério da Cidadania – telefone 121.

Além do mais, vale lembrar que foram convocados todos os inscritos no programa que não realizam a revisão cadastral no CadÚnico desde 2019, ou seja, há quatro anos. Também haverá o bloqueio em janeiro nesse caso em específico, a menos que a situação seja regularizada.

continua depois da publicidade

Para isso, os beneficiários devem comparecer na unidade onde houve o registro no CadÚnico. Geralmente, o atendente solicita alguns documentos na hora da atualização dos dados, como CPFs de todos os membros familiares e um comprovante de residência, pelo menos.

Consulta da parcela do Bolsa Família de janeiro pelo CPF

Para quem deseja saber quanto irá receber no mês-base de janeiro, saiba que é possível fazer a consulta ao informar dados básicos, como o seu CPF. O procedimento pode ser feito diretamente no aplicativo oficial do Bolsa Família. Confira o passo a passo:

  • Instale o aplicativo em seu celular, que está disponível para sistemas Android e iOS;
  • Em seguida, vá para a tela inicial da plataforma e toque em “Consultar”;
  • Você poderá acessar a plataforma de duas maneiras distintas. Na primeira, você entra com a senha cadastrada no app Caixa Tem após informar o seu CPF. Na segunda, o beneficiário consegue fazer o acesso informando o CPF e, em seguida, a senha já cadastrada na plataforma do Bolsa Família;
  • Caso ainda não tenha nenhum dado de acesso para entrar no app, será necessário clicar na opção “Cadastre-se” que aparecerá na tela do app após você clicar no botão “Consultar”.

No app, você consegue visualizar a situação do benefício, valor das parcelas, saldo em conta e calendário oficial de pagamentos.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade