A nova rodada de benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que diz respeito ao mês-base de dezembro, será paga a partir desta semana para aposentados, pensionistas e inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Valores ainda não será reajustados.
Isso porque a correção geralmente é incorporada no mês-base de janeiro. Além do mais, será necessário esperar pelo anúncio oficial sobre o novo salário mínimo de 2024. Até porque o piso nacional é usado como referência para definir o aumento anual das parcelas do INSS.
Em nossa matéria, você confere o calendário atualizado para os benefícios de dezembro, além de formas possíveis de consultar a situação e o valor a ser transferido. Aproveite a visita e explore mais conteúdos que publicamos, como dicas de estudo e notícias de concursos abertos.
Como consultar o benefício do INSS de dezembro?
Todas as informações relacionadas ao benefício de dezembro podem ser obtidas pela central da atendimento do INSS, especificamente por meio de ligações gratuitas para o número 135. O serviço funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h.
Outra possibilidade é de fazer a consulta pelo portal Meu INSS. Basta acessar a plataforma com os seus dados de acesso, sendo que geralmente o sistema redireciona o usuário para a página do login no GOV.BR. Caso ainda não tenha cadastro, será necessário criar um.
Feito isso, basta selecionar a opção na lista de menu que mais se encaixa com a sua necessidade, a exemplo da análise de perícia médica, extrato de pagamento, situação do BPC, entre outros serviços oferecidos.
A mesma consulta também pode ser realizada pelo aplicativo Meu INSS, que está disponível para celulares com sistemas Android e iOS. No caso de inscritos no BPC, existe a possibilidade de sanar dúvidas com o Disque Social do Ministério da Cidadania (número 121).
Calendário INSS dezembro: pagamentos começam nesta semana
Assim como ocorreu nos meses anteriores, os pagamentos do INSS em dezembro serão escalonados conforme o penúltimo dígito que aparece no NB (Número de Benefício). É aquele algarismo que pode ser identificado antes do traço, a exemplo de: 000.000.000-0.
São dois cronogramas distintos: uma para que recebe benefício de até 1 salário-mínimo, enquanto o outro é destinado aos segurados que fazem jus a valores superiores ao do piso nacional. Confira as datas logo abaixo:
Para segurados que recebem 1 salário-mínimo
- Penúltimo dígito 1 do NB: 21 de dezembro de 2023;
- Penúltimo dígito 2 do NB: 22 de dezembro de 2023;
- Penúltimo dígito 3 do NB: 26 de dezembro de 2023;
- Penúltimo dígito 4 do NB: 27 de dezembro de 2023;
- Penúltimo dígito 5 do NB: 28 de dezembro de 2023;
- Penúltimo dígito 6 do NB: 2 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 7 do NB: 3 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 8 do NB: 4 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 9 do NB: 5 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 0 do NB: 8 de janeiro de 2024.
Para segurados que recebem valores maiores do que o piso
- Penúltimo dígito 1 ou 6 do NB: 2 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 2 ou 7 do NB: 3 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 3 ou 8 do NB: 4 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 4 ou 9 do NB: 5 de janeiro de 2024;
- Penúltimo dígito 5 ou 0 do NB: 8 de janeiro de 2024.