Bolsa Família virá com valor maior em dezembro? Veja o que se sabe

Com a retomada de um benefício do governo, beneficiários do Bolsa Família poderão receber mais em dezembro. Entenda as regras oficiais na matéria.

Devido às celebrações de final de ano, o calendário de pagamentos do Bolsa Família começa um pouco mais cedo em dezembro. Os beneficiários terão as parcelas depositadas a partir da próxima segunda-feira, 11/12. Alguns, inclusive, devem contar com valores maiores.

continua depois da publicidade

Isso ocorrerá porque certos inscritos cumprem requisitos de outro benefício, que fará sua nova rodada de pagamentos junto ao Bolsa Família. Vamos explicar mais detalhes em nossa matéria para que você fique por dentro do valor a ser disponibilizado em dezembro.

Aproveite a visita em nosso site e não se esqueça de conferir outros conteúdos que publicamos por aqui. Além de economia e programas sociais, também cobrimos pautas sobre ciência, tecnologia, curiosidades gerais, regras de gramática e notícias de concursos abertos.

Benefício do governo volta a ser pago em dezembro

Leia também

O valor mínimo do Bolsa Família continuará sendo de R$ 600 em dezembro. Em contrapartida, a novidade que estamos falando está ligada com o retorno dos pagamentos do Auxílio Gás. Para receber ambos os benefícios, é necessário cumprir os requisitos de cada um deles.

continua depois da publicidade

No caso do Bolsa Família, é necessário ter renda per capita de até R$ 218, estar com o registro atualizado no CadÚnico e ter sido aprovado após análise do Ministério da Cidadania. A consulta da situação pode ser feita diretamente no aplicativo oficial do programa.

Em compensação, o Auxílio Gás possui exigências diferentes: é preciso ter inscrição no CadÚnico e possuir renda familiar igual ou menor a meio salário-mínimo per capita. O benefício também é pago às famílias que tenham algum membro beneficiário do BPC.

continua depois da publicidade

A seleção para o Auxílio Gás é feita de maneira automática, seguindo critérios de prioridade definidos com a implementação do programa no país. Por exemplo, a aprovação é feita primeiro para mulheres vítimas de violência doméstica com monitoramento de medidas protetivas.

O valor do benefício equivale ao preço integral do botijão de gás, que ainda não foi confirmado pelo governo federal. Caso os cidadãos acumulem ambos os benefícios (Bolsa Família e Auxílio Gás), os valores serão pagos no mesmo calendário de pagamentos de dezembro.

Calendário Bolsa Família e Auxílio Gás de dezembro: todas as datas

Conforme explicamos, o calendário do Auxílio Gás segue a mesma lógica do Bolsa Família: escalonamento a partir do último dígito do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários. Confira todas as datas confirmadas de pagamento para o mês-base de dezembro:

continua depois da publicidade
  • NIS com final 1: pagamento dia 11 de dezembro de 2023;
  • NIS com final 2: pagamento dia 12 de dezembro de 2023;
  • NIS com final 3: pagamento dia 13 de dezembro de 2023;
  • NIS com final 4: pagamento dia 14 de dezembro de 2023;
  • NIS com final 5: pagamento dia 15 de dezembro de 2023;
  • NIS com final 6: pagamento dia 18 de dezembro de 2023;
  • NIS com final 7: pagamento dia 19 de dezembro de 2023;
  • NIS com final 8: pagamento dia 20 de dezembro de 2023;
  • NIS com final 9: pagamento dia 21 de dezembro de 2023;
  • NIS com final 0: pagamento dia 22 de dezembro de 2023.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade