Afinal, novo abono PIS/Pasep será liberado em dezembro?

Com o calendário atrasado de pagamentos do abono PIS/Pasep, é possível que a nova rodada, do ano-base de 2022, seja paga ainda em dezembro?

Novo pagamento do abono PIS/Pasep é bastante aguardado pelos trabalhadores e servidores públicos. O último lote, que teve como referência o ano-base de 2021, foi depositado durante o primeiro semestre do ano. Já o próximo será o de ano-base de 2022.

continua depois da publicidade

Com o calendário atrasado devido ao contexto de pandemia e realocação de recursos, é possível que a nova rodada seja paga ainda em dezembro deste ano? Vamos explorar a possibilidade ao longo da matéria e informar o que foi disponibilizado pelo governo até então.

Lembrando que o benefício tem valor máximo de um salário-mínimo e varia conforme os meses trabalhados no ano de referência. Para ter direito ao próximo lote, é necessário ter recebido ganhos mensais de até dois salários-mínimos em 2022, que é o ano-base dos repasses.

O calendário é escalonado de duas formas diferentes: o primeiro, destinado aos trabalhadores formais regidos pela CLT, é organizado conforme o mês de aniversário, enquanto o segundo, para servidores públicos, ocorre com base no dígito final da inscrição do Pasep.

continua depois da publicidade
Leia também

Aproveite a visita em nosso site e não se esqueça de conferir mais conteúdos que publicamos por aqui. Além de economia e programas sociais do governo, também cobrimos pautas voltadas aos concurseiros, como dicas de estudo e notícias de concursos públicos abertos no país.

Novo abono PIS/Pasep: regras e quem terá direito

Em primeiro lugar, é válido entender as regras associadas ao novo abono PIS/Pasep. O benefício será pago conforme os seguintes critérios:

continua depois da publicidade
  • É necessário ser trabalhador da iniciativa privada ou servidor público com remuneração de até dois salários-mínimo no ano-base, ou seja, em 2022;
  • Ter atuado em 2022 por, pelo menos, 30 dias completos;
  • Ter inscrição no PIS (trabalhador formal) ou Pasep (servidor público) há, no mínimo, cinco anos. Prazo conta do ano-base para trás;
  • Ter dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.

O governo federal ainda não oficializou o valor do novo lote, mas lembre-se que ele variará conforme os meses trabalhados em 2022.

Rodada será paga em dezembro de 2023?

Em 2023, o governo federal já realizou os pagamentos do abono PIS/Pasep de ano-base 2021. Mesmo com o calendário atrasado em relação aos próximos lotes, não existe qualquer previsão de mais depósitos durante este ano. Isso significa que o próximo será efetuado em 2024.

Geralmente, as datas oficiais são liberadas durante o mês de janeiro, o que poderá ocorrer no ano que vem também. Mas tudo dependerá dos critérios adotados pelo governo federal. Mais informações oficiais devem ser liberadas em breve, então será necessário aguardar.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade