Calendário INSS de novembro: Veja datas de pagamento

INSS já divulgou o penúltimo calendário de pagamentos do ano.

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começou a fazer os pagamentos do mês-base de novembro para aposentados, pensionistas e inscritos no BPC, Benefício de Prestação Continuada. Em linhas gerais, existem dois calendários distintos com as datas de liberação.

continua depois da publicidade

Um deles é destinado para quem recebe benefícios de até 1 salário-mínimo vigente, enquanto o outro diz respeito aos segurados que fazem jus a valores superiores ao piso nacional. Como de praxe, o escalamento é feito com base no penúltimo dígito do NB (Número de Benefício).

O primeiro grupo já recebeu a parcela deste mês-base, dia 24/11. Já os próximos devem contar com o dinheiro no prazo previsto, sempre em dias úteis. Em nossa matéria, disponibilizamos o calendário INSS oficial com todas as datas de pagamento.

Como consultar seu benefício do INSS

Leia também

Caso surja qualquer dúvida sobre o pagamento deste mês-base de novembro, os segurados podem consultar mais informações no portal Meu INSS ou por meio do aplicativo correspondente. É possível baixar a plataforma para celulares com sistemas Android e iOS.

continua depois da publicidade

Outros detalhes podem ser verificados diretamente com a central da atendimento do INSS por meio do número 135. As ligações são gratuitas para todas as unidades federativas e funcionam das 7h às 22h, de segunda-feira a sábado.

Compromisso para reduzir a lista de espera

Durante pronunciamento feito na última quarta-feira, 22/11, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, disse que, até dezembro de 2024, pretende atender a todos os pedidos de benefícios do INSS em um prazo máximo de 30 dias.

Lembrando que, atualmente, a legislação brasileira estabelece que o período seja de até 45 dias. A medida vem para reduzir a fila de espera, já que apenas 55% das pessoas recebem retorno do instituto dentro do limite estipulado.

continua depois da publicidade

“Até dezembro, nossa intenção é colocar todo mundo em 45 dias de espera. Para que, no ano que vem, comecemos a pensar em um novo modelo, um modelo mais ágil, mais rápido. Estamos trabalhando para isso”, informou ao longo de entrevista a emissoras de rádio no programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Calendário INSS novembro: todas as datas de pagamento

calendário inss 2023, calendário aposentadoria inss 2023

Calendário aposentadoria INSS 2023
Foto: Divulgação / INSS

INSS já divulgou o penúltimo calendário de pagamentos do ano. Nesta sexta-feira, 24/11, recebem aqueles que têm penúltimo dígito 1 no NB (Número de Benefício) e, ao mesmo tempo, fazem jus a benefícios de até 1 salário-mínimo vigente.

Quando falamos em penúltimo dígito, queremos dizer que é aquele algarismo que aparece antes do traço no documento. Confira, abaixo, o calendário INSS oficial do mês-base de novembro:

continua depois da publicidade

Para quem recebe até 1 salário-mínimo vigente

  • Penúltimo dígito 1 do NB: 24 de novembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 2 do NB: 27 de novembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 3 do NB: 28 de novembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 4 do NB: 29 de novembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 5 do NB: 30 de novembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 7 do NB: 4 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 8 do NB: 5 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 9 do NB: 6 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 0 do NB: 7 de dezembro de 2023.

Para quem recebe acima de 1 salário-mínimo vigente

  • Penúltimo dígito 1 ou 6 do NB: 1º de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 2 ou 7 do NB: 4 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 3 ou 8 do NB: 5 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 4 ou 9 do NB: 6 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 5 ou 0 do NB: 7 de dezembro de 2023.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade