O Benefício Primeira Infância está incluso no Bolsa Família desde sua reformulação, que ocorreu no início do ano. De acordo com as regras oficiais, são pagos valores complementares para determinados inscritos no programa, a depender da composição familiar.
Em nossa matéria, você confere mais detalhes a respeito deste auxílio adicional, como critérios, valores mensais e outras informações. Fique conosco até o final e compartilhe a matéria com amigos para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto.
Lembrando que o principal pré-requisito para obter o Benefício Primeira Infância é estar cadastrado no Bolsa Família. Para ter a possibilidade de ser elegível, é necessário ter renda mensal de até R$ 218 por pessoa (per capita).
Aliás, outro pré-requisito é de estar registrado no CadÚnico, base de dados que mapeia as famílias em situação de vulnerabilidade social. A inscrição pode ser feita no CRAS, sendo possível obter mais informações pelo número 121 do Ministério da Cidadania. Ligações são gratuitas.
Regras do Benefício Primeira Infância
De caráter cumulativo, o Benefício Primeira Infância faz parte dos auxílios complementares do Bolsa Família. Ele é destinado às unidades familiares que tenham, em sua composição, jovens de até seis anos de idade. O valor mensal é de R$ 150 por criança com esta faixa etária.
O Benefício Primeira Infância começou a ser pago no mês de março de 2023 e está em vigor até hoje. Por conseguinte, os pagamentos são feitos a partir do mesmo calendário de repasses do programa Bolsa Família.
A consulta da elegibilidade pode ser feita diretamente pelo aplicativo oficial do programa, que está disponível para celulares com sistemas Android e iOS. Também é possível verificar por meio da plataforma do Caixa Tem. Por lá, os inscritos podem fazer Pix e outras transações.
Próximo calendário oficial de pagamentos
Como o Benefício Primeira Infância é pago junto à parcela regular do Bolsa Família, vale a pena conhecer o calendário de repasses do próximo lote, que diz respeito ao mês-base de novembro. O escalonamento é feito com base no último dígito do NIS dos beneficiários.
Sendo assim, o primeiro pagamento foi efetuado no dia 17/11 para os inscritos com NIS final 1 – e assim por diante. Confira o cronograma oficial do Bolsa Família, que inclui o pagamento do Benefício Primeira Infância:
- NIS final 1: 17 de novembro de 2023;
- NIS final 2: 20 de novembro de 2023;
- NIS final 3: 21 de novembro de 2023;
- NIS final 4: 22 de novembro de 2023;
- NIS final 5: 23 de novembro de 2023;
- NIS final 6: 24 de novembro de 2023;
- NIS final 7: 27 de novembro de 2023;
- NIS final 8: 28 de novembro de 2023;
- NIS final 9: 29 de novembro de 2023;
- NIS final 0: 30 de novembro de 2023.