Nesta sexta-feira, 17/11, a Caixa Econômica Federal começou a pagar a parcela de novembro do Bolsa Família. O calendário de repasses, assim como funciona normalmente, foi organizado com base no último dígito do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários.
O valor mínimo por família é de R$ 600, mas o governo federal concede benefícios complementares, a depender da composição familiar dos inscritos. Por exemplo, o adicional de R$ 50 é transferido por jovem com idade entre sete e 18 anos incompletos – e assim por diante.
A consulta atualizada do Bolsa Família pode ser feita pelo aplicativo oficial do programa. Basta informar alguns dados básicos durante o acesso, como o CPF. Por lá, é possível verificar o saldo em conta, quais benefícios o cidadão irá receber em novembro e outros detalhes.
Outra alternativa é de realizar o mesmo procedimento pela plataforma do Caixa Tem. Em nossa matéria, você confere o calendário completo do Bolsa Família de novembro, que recebe o valor nesta sexta-feira, 17/11, e outras informações adicionais sobre o programa.
Grupo terá o Bolsa Família cancelado neste mês
Em setembro, o Ministério da Cidadania liberou o calendário de convocação para inscritos em programas sociais que precisam atualizar os seus dados no CadÚnico, inclusive os beneficiários do Bolsa Família. Quem não realizar o procedimento pode perder a elegibilidade.
Quem não faz a revisão cadastral desde 2018 ou ano anterior foi convocado ainda em setembro. O procedimento pode ser feito na unidade do CadÚnico onde houve o registro do cidadão na base de dados. Em outubro, houve o bloqueio daqueles que não atualizaram seus dados.
E caso a situação ainda não tenha sido regularizada até o final de novembro, as parcelas do Bolsa Família serão devidamente canceladas para este grupo. Mais informações podem ser obtidas com o Ministério da Cidadania pelo número 121. Ligações gratuitas para todo o Brasil.
Calendário Bolsa Família de novembro: datas oficiais
Diferente do que ocorreu nos meses anteriores, o governo federal não antecipou o pagamento da parcela de novembro. Todos os beneficiários devem esperar pelo escalonamento de datas, que funciona a partir do último dígito do NIS (Número de Identificação Social).
Nesta sexta-feira, 17/11, o lote de novembro é pago aos inscritos que possuem NIS terminado em 1. Já na segunda, 20/11, os valores serão transferidos para aqueles que têm o NIS terminado em 2 – e assim por diante; sempre em dias úteis.
Confira o calendário completo e oficial:
- NIS final 1: 17 de novembro de 2023;
- NIS final 2: 20 de novembro de 2023;
- NIS final 3: 21 de novembro de 2023;
- NIS final 4: 22 de novembro de 2023;
- NIS final 5: 23 de novembro de 2023;
- NIS final 6: 24 de novembro de 2023;
- NIS final 7: 27 de novembro de 2023;
- NIS final 8: 28 de novembro de 2023;
- NIS final 9: 29 de novembro de 2023;
- NIS final 0: 30 de novembro de 2023.