Categorias: Benefícios Sociais

Atualização cadastral do Bolsa Família: veja calendário com prazos

De acordo com o Ministério da Cidadania, o calendário do CadÚnico contempla dois grupos específicos de beneficiários. Saiba mais.

Para continuar recebendo as parcelas do Bolsa Família, os beneficiários precisam cumprir uma série de exigência. Uma delas diz respeito à atualização dos dados no CadÚnico, base do governo federal que mapeia as unidades familiares em situação de vulnerabilidade no país.

A atualização cadastral, também conhecida como revisão cadastral, tem o objetivo de qualificar a lista de contemplados em programas sociais, sentido de confirmar se os inscritos realmente continuam tendo o direito de receber os valores mensais.

Inclusive, o Ministério da Cidadania divulgou um calendário que informa os públicos que precisam fazer o procedimento para não perder o benefício, além dos prazos limites antes do bloqueio e respectivo cancelamento. Você confere mais detalhes no decorrer da matéria.

É válido ressaltar que, para se tornarem elegíveis ao programa, os cidadãos precisam ter renda mensal de até R$ 218 por pessoa, ou seja, per capita. O valor mínimo das parcelas é de R$ 600 por família cadastrada, fora os benefícios complementares para quem atende às regras.

Leia também

Calendário CadÚnico: todos os prazos e quem precisa atualizar cadastro

De acordo com o Ministério da Cidadania, o calendário do CadÚnico contempla dois grupos específicos de beneficiários:

  1. Aqueles que não realizam a revisão cadastral no CadÚnico desde 2018 ou ano anterior;
  2. Os beneficiários que não atualizam o cadastro no CadÚnico desde 2019, ou seja, há quatro anos.

Ambos os grupos contam com datas diferentes para realizar o procedimento, conforme cronograma oficial liberado pelo governo. Confira todas as datas para não se perder nos prazos:

  • Convocação para realizar o procedimento foi realizada em setembro para o primeiro grupo e outubro para o segundo;
  • Em outubro de 2023, houve o bloqueio do benefício no caso dos cidadãos do primeiro grupo que não regularizaram a situação no CadÚnico;
  • Em novembro de 2023, o benefício será cancelado para o primeiro grupo, caso a situação ainda não tenha sido regularizada;
  • Em janeiro de 2024, o segundo grupo (sem atualização desde 2019) terá o benefício bloqueado caso não realizem a revisão cadastral;
  • Em fevereiro de 2024, o segundo grupo poderá ter o Bolsa Família cancelado, caso a situação não seja regularizada.

Como fazer a atualização cadastral?

O procedimento é feito de maneira presencial. Para realizar a atualização cadastral, os beneficiários devem comparecer à unidade onde o registro do CadÚnico foi primeiramente efetuado. O atendente pode solicitar alguns documentos para confirmar as informações.

Outras dúvidas podem ser sanadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou diretamente pelo número 121 do Ministério da Cidadania.