Comissão da Câmara aprova novo adicional para aposentados

Conforme o projeto, o adicional será provavelmente pago a cada cinco anos de aposentadoria. Confira mais detalhes sobre o assunto.

Tramitando em caráter conclusivo pela Câmara dos Deputados, novo projeto legislativo pretende estabelecer um novo adicional de aposentadoria para segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). O valor seria incorporado nos respectivos benefícios.

“A Constituição assegura o reajuste das aposentadorias para preservar-lhes, de maneira permanente, o valor real, mas infelizmente, ao longo dos últimos anos, essa determinação não tem sido obedecida”, justificou o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), autor da proposta.

continua depois da publicidade

A proposta já foi devidamente aprovada pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados. Agora, ela seguirá para novas análises nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia também

Se obtiver sinal verde durante toda a tramitação na Casa Legislativa, o projeto deverá ser encaminhado para o Senado Federal e, depois, seguirá para a sanção ou veto presidencial. Ou seja, a medida ainda não está valendo para os aposentados do INSS.

Em nossa matéria, você confere mais detalhes sobre o novo adicional que está em discussão nas Casas Legislativas. Também vamos informar qual é o próximo calendário de pagamentos do INSS para que os segurados fiquem por dentro das datas e já se organizem com antecedência.

continua depois da publicidade

Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos que publicamos em nosso site, como notícias e artigos. Também temos uma página exclusiva de simulados gratuitos para que os concurseiros de plantão estudem com a qualidade que realmente merecem.

 Novo adicional para aposentados é tema de proposta legislativa

A proposta, de nº 1.468/23, foi elaborada pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) e teve seu relatoria designada para a deputada Clarissa Tércio (PP-PE). Em linhas gerais, é ideia é de conceder um adicional de 5% na renda mensal dos segurados do RGPS.

O valor extra terá como referência o mês anterior ao preenchimento do requisito, conforme a Agência Câmara de Notícias. Ainda conforme o projeto, o adicional será provavelmente pago a cada cinco anos de aposentadoria, como uma forma de ter aumento real no reajuste.

continua depois da publicidade

O texto também estabelece o adicional ao pensionista do INSS, que poderá “acumular o tempo aquisitivo do instituidor”. Lembrando que a relatora apresentou uma emenda ao projeto para definir que o montante acumulado pelos segurados não poderá ultrapassar o teto do RGPS.

Atualmente, o valor máximo dos benefícios é de R$ 7.507,49. Todo o teor da proposta foi aprovado pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados e ainda será deliberado por outras frentes da Casa Legislativa.

Calendário oficial do INSS: pagamentos do mês-base de novembro

O adicional da aposentadoria ainda não está valendo no país e, por isso, a lógica e os valores continuam sendo os mesmos de antes. Para te deixar informado, vale a pena apresentar o calendário oficial de pagamentos do próximo lote do INSS, com o mês-base de novembro:

continua depois da publicidade

Para quem recebe benefício de até um salário mínimo

  • Penúltimo dígito 1 do NB: 24 de novembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 2 do NB: 27 de novembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 3 do NB: 28 de novembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 4 do NB: 29 de novembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 5 do NB: 30 de novembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 7 do NB: 4 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 8 do NB: 5 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 9 do NB: 6 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 0 do NB: 7 de dezembro de 2023.

Para quem recebe acima do piso nacional

  • Penúltimo dígito 1 ou 6 do NB: 1º de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 2 ou 7 do NB: 4 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 3 ou 8 do NB: 5 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 4 ou 9 do NB: 6 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 5 ou 0 do NB: 7 de dezembro de 2023.
Leia também

Concursos em sua
cidade