Categorias: Benefícios Sociais

Calendário do novo abono PIS/Pasep já foi anunciado pelo governo?

O calendário do abono salarial é escalonado de acordo com o mês de aniversário (PIS) e final da inscrição do Pasep (para servidores públicos).

Muitos trabalhadores e servidores públicos estão na expectativa do novo abono PIS/Pasep, que diz respeito ao ano-base de 2022. O benefício é pago para aqueles que atuaram no período de referência e receberam, no máximo, dois salários-mínimos como remuneração.

O cronograma é escalonado de acordo com o mês de aniversário dos trabalhadores da iniciativa privada (PIS). As datas para os servidores públicos, por sua vez, são organizadas com base no final da inscrição do Pasep.

Vale reforçar que os pagamentos estão atrasados desde 2021, porque, na época, o governo teve que redistribuir os recursos para outras iniciativas sociais, no sentido de combater os efeitos econômicos ocasionados pela pandemia.

Por isso, neste ano de 2023, houve o repasse do lote referente ao ano-base de 2021. O próximo  abono PIS/Pasep será pago aos trabalhadores e servidores públicos que atuaram durante, pelo menos, 30 dias no ano de 2022.

Leia também

Mas e quanto ao calendário, o governo federal já disponibilizou as datas oficiais de pagamento do benefício? Em nossa matéria, você confere todos os detalhes preliminares para você ficar por dentro do assunto. Não se esqueça de acessar outras notícias e artigos e nosso site.

Quem terá direito ao novo abono PIS/Pasep? Como consultar?

Para receber o próximo lote do abono salarial, os beneficiários devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter inscrição no PIS ou Pasep há, no mínimo, cinco anos, contando do ano-base de 2022 para trás;
  • Ter atuado como trabalhador da iniciativa privada com carteira assinada ou servidor público em 2022 por, pelo menos, 30 dias;
  • Ter recebido remuneração de até dois salários-mínimos durante o ano-base para os pagamentos;
  • Estar com os dados atualizados no Rais (Relação Anual de Informações Sociais) ou e-Social.

A consulta do benefício, inclusive, pode ser feita pelo aplicativo Caixa Trabalhador ou Caixa Tem, no caso de trabalhadores da iniciativa privada. Já para servidores públicos, o Banco do Brasil disponibiliza um canal próprio para a consulta.

Calendário do abono salarial já está disponível?

O governo federal ainda não divulgou o calendário completo de pagamentos. O que sabemos, até então, é que o lote referente ao ano-base de 2022 será provavelmente pago durante o primeiro semestre de 2024. As datas serão escalonadas da seguinte maneira:

  • Mês de aniversário para trabalhadores com carteira assinada;
  • Final da inscrição do Pasep no caso de servidores públicos.

É possível que o calendário do abono PIS/Pasep seja anunciado ainda no início de 2024. Lembrando que o valor máximo do benefício equivale ao salário-mínimo vigente. Conforme estimativa mais recente, o piso nacional poderá ser de R$ 1.421 no ano que vem.