A última rodada do Auxílio Gás ocorreu em agosto e, como o benefício é bimestral, os novos pagamentos estão sendo feitos neste mês-base de outubro. Contando com o depósito desta terça-feira, 24/10, ainda serão disponibilizados seis saques aos beneficiários do programa.
O calendário é o mesmo do Bolsa Família, ou seja, o escalonamento ocorre de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) dos inscritos no programa. Para receber o valor das parcelas, é necessário cumprir alguns requisitos do Ministério da Cidadania.
O principal deles diz respeito ao critério de renda: as unidades familiares precisam ter ganhos mensais de até meio salário-mínimo vigente por pessoa (per capita). Além disso, é necessário estar incluso no CadÚnico, que é a base de dados para mapear famílias vulneráveis.
A consulta da situação do benefício pode ser feita diretamente no aplicativo do Bolsa Família, sendo que é possível movimentar os valores em até 120 dias após a respectiva liberação por meio do calendário oficial. Lembrando que o valor do Auxílio Gás é de R$ 106.
Isso porque o Ministério da Cidadania consulta a base de dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para verificar o preço atualizado do botijão de gás no país. Ele é usado como referência para definir o valor das rodadas de repasses.
Como funciona a seleção dos beneficiários do Auxílio Gás?
Bimestralmente, o Ministério da Cidadania atualiza a lista de beneficiários, identificando quem passou a ter direito às parcelas do Auxílio Gás. A pasta usa alguns parâmetros de prioridade para aprovar os novos inscritos. Todo o processo é feito de maneira automatizada.
Em caso de quaisquer dúvidas, é necessário entrar em contato diretamente com o Ministério da Cidadania por meio do telefone 121. As ligações são gratuitas. Outras informações podem ser obtidas com a central da Caixa, especificamente pelo número 111.
Quem ainda recebe a parcela do outubro?
Como os pagamentos são feitos de acordo com o NIS final dos beneficiários, a próxima rodada de outubro ocorre nesta terça-feira, 24/10, para aqueles com o algarismo 5 como último dígito do documento. Confira o calendário completo para você se organizar:
- NIS final 1: 18 de outubro de 2023 (pago);
- NIS final 2: 19 de outubro de 2023 (pago);
- NIS final 3: 20 de outubro de 2023 (pago);
- NIS final 4: 23 de outubro de 2023 (pago);
- NIS final 5: 24 de outubro de 2023 (a ser pago nesta terça-feira);
- NIS final 6: 25 de outubro de 2023;
- NIS final 7: 26 de outubro de 2023;
- NIS final 8: 27 de outubro de 2023;
- NIS final 9: 30 de outubro de 2023;
- NIS final 0: 31 de outubro de 2023.