A nova rodada dos pagamentos para aposentados e pensionistas do INSS, além de inscritos no BPC (Benefício do Prestação Continuada), começa a ser liberada na próxima semana, dia 25/10. Conforme ocorre normalmente, o calendário é dividido de duas formas distintas.
O primeiro é destinado para os segurados que recebem benefícios mensais de até um salário-mínimo vigente, enquanto o segundo diz respeito aos demais que contam com valores superiores ao piso nacional.
De qualquer maneira, as datas variam conforme o último dígito do NB (Número do Benefício), sem considerar aquele algarismo que aparece após o traço. A título de exemplo, você deve considerar o seguinte número do seu documento: 000.000.000-0.
Em nossa matéria, você confere todos os detalhes sobre o novo calendário do INSS referente ao mês-base de outubro para você já se planejar. Compartilhe a matéria com amigos e familiares que são segurados do instituto e, talvez, ainda não saibam todas as datas de pagamento.
Piso da aposentadoria deve mudar em 2024
Antes de mostrarmos as datas de pagamento, vale reforçar que o piso da aposentadoria terá novo valor a partir do ano que vem. O aumento seguirá a lógica de reajuste no salário mínimo, sendo que a previsão mais atualizada é de que a quantia seja de R$ 1.421.
Isso porque o governo definiu uma nova política de valorização, que usará o INPC e o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) como referência. No entanto, a estimativa ainda não foi devidamente oficializada, já que será necessário avaliar os índices atualizados.
Haverá nova rodada do 13º salário para aposentados e pensionistas?
O 13º salário foi antecipado para aposentados e pensionistas durante o primeiro semestre de 2023 e, por isso, muitos segurados não sabem se haverá uma nova rodada de pagamentos no final do mesmo ano.
Como a gratificação de 2023 já foi paga, a próxima rodada será disponibilizada a partir do ano que vem. O 13º salário deverá ser pagos nos meses de novembro e dezembro de 2024, caso não ocorra uma nova antecipação do benefício.
Lembrando que os inscritos do BPC (Benefício de Prestação Continuada) não recebem a gratificação pelo fato de o programa ter caráter assistencial, e não remuneratório. Por outro lado, os beneficiários não precisam contribuir com o INSS para receber as parcelas mensais.
Calendário INSS de outubro: confira as datas de pagamento
Como explicamos anteriormente, o calendário do INSS é dividido em dois cronogramas distintos, sendo que ambos levam em consideração o último dígito do NB dos segurados; isso sem considerar o algarismo que está presente após o traço.
Confira o calendário completo de pagamentos referente ao mês-base de outubro:
Para segurados que recebem benefício de até 1 salário mínimo
- NB Final 1: 25 de outubro;
- NB Final 2: 26 de outubro;
- NB Final 3: 27 de outubro;
- NB Final 4: 30 de outubro;
- NB Final 5: 31 de outubro;
- NB Final 6: 1º de novembro;
- NB Final 7: 3 de novembro;
- NB Final 8: 6 de novembro;
- NB Final 9: 7 de novembro;
- NB Final 0: 8 de novembro.
Para segurados que recebem valores acima do salário mínimo
- NB Final 1 e 6: 1º de novembro;
- NB Final 2 e 7: 3 de novembro;
- NB Final 3 e 8: 6 de novembro;
- NB Final 4 e 9: 7 de novembro;
- NB Final 5 e 0: 8 de novembro.