Prazo acabando: veja quem precisa atualizar CadÚnico neste mês

A atualização pode ser feita diretamente na unidade onde as famílias registraram a inscrição no CadÚnico. Saiba mais.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é a base de dados para mapear as famílias que estão em estado de vulnerabilidade social no país. É por meio disso que o Ministério da Cidadania implementa programas de assistência estes cidadãos.

continua depois da publicidade

Ou seja, o CadÚnico é basicamente uma porta de entrada para benefícios do governo brasileiro, como Bolsa Família, Auxílio Gás, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, dentre outros.

Mesmo que cada um deles conte com critérios específicos, o principal pré-requisito é o de justamente estar incluso na base de dados. No entanto, não é apenas isso que o Ministério da Cidadania exige das famílias. Para além do cadastro, é preciso manter os dados atualizados.

Leia também

A pasta divulgou recentemente um calendário para convocação de grupos familiares que precisam realizar o procedimento para regularizar a situação. Um dos públicos, por sua vez, devem atualizar os dados ainda em outubro para evitar o bloqueio de seus respectivos benefícios.

continua depois da publicidade

Como atualizar os dados do CadÚnico em 2023?

A atualização pode ser feita diretamente na unidade onde as famílias registraram a inscrição no CadÚnico, a exemplo dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Durante o procedimento, a equipe responsável para solicitar alguns documentos pessoais aos cidadãos.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o Ministério da Cidadania por meio do telefone 121. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Outras informações também estão disponíveis no portal do Meu CadÚnico.

Quem deve atualizar os dados ainda em outubro?

As famílias que não atualizam seus dados no CadÚnico desde 2018 ou ano anterior foram convocadas a realizarem o procedimento em setembro deste ano. Quem não regularizar a situação até este mês de outubro, dessa maneira, terá o seu benefício devidamente bloqueado.

continua depois da publicidade

O cancelamento, caso o problema não seja solucionado, poderá ocorrer ainda em novembro do mesmo ano. Por isso, é importante fazer a revisão cadastral o quanto antes, mesmo que as unidades familiares não tenham necessariamente dados para serem atualizados.

Outro grupo também precisa fazer a revisão cadastral

De acordo com o calendário do CadÚnico, outro grupo também precisa fazer a revisão cadastral. Aqueles com dados desatualizados desde 2019, ou seja, há quatro anos, foram convocados neste mês de outubro.

O procedimento precisa ser feito até janeiro de 2024. Caso a situação não seja regularizada, o Ministério da Cidadania bloqueará os benefícios. O cancelamento, por sua vez, pode ocorrer em fevereiro de 2024.

Leia também

Concursos em sua
cidade