O piso do benefício para aposentados do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) equivale ao salário-mínimo vigente. Em 2023, o valor corresponde a R$ 1.320, sendo que poderá sofrer um aumento a partir do ano que vem, considerando a nova política de valorização.
O governo federal, inclusive, já fez uma estimativa do reajuste do salário mínimo de 2024. Para fazer o cálculo, a equipe responsável tomou os índices atualizados do INPC como referência, além do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo ano anterior ao de 2024.
Vamos explicar, no decorrer da nossa matéria, como funcionará o cálculo do aumento a partir do ano que vem, valor previsto para o salário mínimo e, consequentemente, qual poderá ser o novo piso de parcelas mensais para aposentados do INSS.
Como o aumento do salário mínimo impacta os brasileiros?
O salário mínimo é usado como referência para muitos benefícios e programas do governo federal. Inclusive, o valor das parcelas do BPC (Benefício de Prestação Continuada) equivale ao piso nacional vigente. Os aposentados também recebem pelo menos a quantia do salário mínimo ao mês.
O seguro-desemprego, por sua vez, também tem usa o piso nacional como parâmetro para o pagamento das parcelas a quem foi demitido sem justa causa. Além do mais, o salário mínimo é considerado como critério para elegibilidade de alguns benefícios.
Por exemplo: para entrar na lista de contemplados do Auxílio Gás, é necessário ter renda mensal de até meio salário mínimo. O inscritos no BPC, por outro lado, precisam ter ganhos que não ultrapassem 1/4 do piso por pessoa no grupo familiar (per capita). E assim por diante.
Política de valorização do salário mínimo e valor previsto
Com a nova política de valorização, o valor do salário mínimo terá aumento com ganho real para os brasileiros a partir dos próximos anos. O governo usará os índices inflacionários e o PIB como referência na hora de decidir como será o aumento em cada ano-base.
Para chegar à estimativa atualizada do piso em 2024, a equipe responsável verificou os dados recentes do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), além do percentual obtido no PIB do segundo ano anterior ao de 2024, ou seja, 2022.
Assim, chegou-se ao valor de R$ 1.421. A previsão, por outro lado, pode mudar no início do ano que vem. Isso porque o governo terá que usar como referência o INPC dos 12 meses anteriores a 2024. O percentual da inflação ainda pode mudar, o que gerará consequências ao piso.
De qualquer maneira, essa é a estimativa mais atualizada do valor, que terá influência no piso do benefício pago aos aposentados do INSS. Novas atualizações sobre o assunto deverão ser divulgadas pelo governo no decorrer dos próximos meses.