O Bolsa Família é um programa de assistência social do governo que visa amenizar as desigualdades sociais no país. Para ser incluído na lista de contemplados, é necessário ter renda mensal de até R$ 218 por membro familiar (per capita).
Os cidadãos também devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que é a base de dados feita para mapear as famílias em condição de vulnerabilidade social. Mas, para além disso, também é importante manter o cadastro atualizado.
Até porque o Ministério da Cidadania exige que seja realizada a “manutenção” do CadÚnico para que os beneficiários continuem recebendo as parcelas mensais. A atualização dos dados está prevista, inclusive, na cartilha oficial do programa assistencialista.
No final de agosto, o governo federal divulgou um calendário de convocações daquelas famílias que não realizam o procedimento desde 2019, 2018 ou ano anterior. As datas foram escalonadas a partir de dois grupos diferentes de beneficiários. Saiba mais em nossa matéria.
Como atualizar o CadÚnico para não perder o Bolsa Família
A atualização dos dados pode ser feita na mesma unidade onde o CadÚnico foi efetuado, a exemplo do CRAS. Durante o procedimento, a equipe responsável poderá solicitar alguns documentos pessoais dos beneficiários a fim de verificar a legitimidade das informações.
Mais detalhes podem ser consultadas em ligações gratuitas para o Ministério da Cidadania. O telefone da pasta é o 121. Caso queira consultar a situação do seu benefício, acesse o aplicativo oficial do Bolsa Família com o seu CPF em mãos. App do Caixa Tem é outra opção para isso.
Quem está sendo convocado em outubro?
O calendário de convocações do CadÚnico já está em andamento desde setembro de 2023. Na época, foram chamadas as famílias que estão com o cadastro desatualizado desde 2018 ou ano anterior (grupo 2). Elas precisam fazer a revisão dos dados até este mês de outubro.
Mas outras convocações estão sendo realizadas pelo governo ao longo dos últimos dias. O grupo 3, beneficiários que não atualizam o CadÚnico desde 2019, será chamado neste mês de outubro para efetuar a revisão cadastral junto à base de dados do governo.
Caso o procedimento não seja feito no tempo hábil, conforme calendário do CadÚnico, os benefícios podem ser bloqueados ou até mesmo cancelados. Confira as datas em que isso pode ocorrer:
- Grupo 2 (cadastro desatualizado desde 2018 ou ano anterior) terá o Bolsa Família bloqueado em outubro caso ainda não tenham regularizado a situação. Cancelamento ocorre em novembro do mesmo ano;
- Grupo 3 (cadastro desatualizado desde 2019) terá o benefício bloqueado em janeiro de 2024 se a revisão cadastral não for efetuada, com possibilidade de cancelamento em fevereiro do ano que vem.