O programa Bolsa Família é destinado para cidadãos que estão em situação de vulnerabilidade econômica. Em 2023, a parcela mínima é de R$ 600 por unidade familiar, desde que os requisitos relacionados ao benefício sejam devidamente cumpridos.
A principal regra diz respeito à renda familiar. Ou seja, é necessário que os ganhos mensais sejam de até R$ 218 por pessoa (per capita). Além disso, os dados no CadÚnico precisam estar atualizados há, pelo menos 24 meses, conforme informou o governo federal.
O Ministério da Cidadania divulgou recentemente um calendário para a revisão cadastral dos beneficiários. Aqueles que estão com os dados desatualizados no CadÚnico estão sendo convocados a realizar o procedimento desde o início de setembro.
Existe um grupo, inclusive, que pode ter o Bolsa Família bloqueado caso não atualizem as informações na base de dados. Em nossa matéria, você confere todos os detalhes sobre o assunto, bem como o cronograma de bloqueio e cancelamento de cadastros.
Quem deve fazer a revisão cadastral?
De acordo com o Ministério da Cidadania, a revisão cadastral deve ser feita pelos beneficiários de programas sociais, inclusive Bolsa Família, que não atualizam os dados no CadÚnico desde 2019, 2018 ou ano anterior. O procedimento deve ser feito presencialmente.
Mas onde? Na unidade de atendimento onde os beneficiários efetuaram, de início, a inscrição no CadÚnico. Mais informações também podem ser obtidas nos CRAS ou pelo telefone 121 do Ministério da Cidadania.
Aqueles que estão com os dados desatualizados desde 2018 ou ano anterior estão sendo convocados a realizarem o procedimento em setembro. Esse público poderá ter o benefício bloqueado em outubro caso não atualizem os dados conforme solicitado pela pasta.
Para mais detalhes, acesse o calendário do CadÚnico com as demais datas.
Calendário atualizado de pagamentos: mês de setembro
Os pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês de setembro já estão sendo feitos pela Caixa Econômica Federal. Grande parte dos beneficiários já receberam o valor da parcela, mas ainda faltam alguns inscritos no programa.
O calendário é escalonado conforme o último dígito do NIS (Número de Identificação Social), assim como ocorre normalmente. Confira o calendário completo com os repasses já efetuados e, também, com aqueles que ainda serão liberados em relação ao mês de setembro:
- NIS final 1: 19 de setembro (pago);
- NIS final 2: 20 de setembro (pago);
- NIS final 3: 21 de setembro (pago);
- NIS final 4: 22 de setembro (pago);
- NIS final 5: 25 de setembro (pago);
- NIS final 6: 26 de setembro (pago);
- NIS final 7: 27 de setembro (a ser pago nesta quarta);
- NIS final 8: 28 de setembro;
- NIS final 9: 29 de setembro;
- NIS final 0: 30 de setembro.