Auxílio Gás: quem terá o benefício bloqueado em outubro?

O novo "pente-fino" do Auxílio Gás foi anunciado pelo Ministério da Cidadania a partir de um calendário de convocações.

O Auxílio Gás é um benefício bimestral do governo brasileiro, com o intuito de cobrir o valor integral do preço do botijão de gás para famílias em situação de vulnerabilidade econômica. Como o último lote foi pago em agosto, o próximo diz respeito ao mês de outubro.

continua depois da publicidade

O Ministério da Cidadania, por outro lado, divulgou um calendário de convocações para pessoas que estão com o cadastro desatualizado no CadÚnico. Aqueles que não realizarem o procedimento no prazo previsto terão o Auxílio Gás bloqueado já na próxima rodada de repasses.

Em nossa matéria, você confere as regras gerais do pente-fino sobre a revisão cadastral e quem poderá ser impactado com a medida. Também informamos todas as datas de pagamento do novo lote do benefício, que será depositado nos últimos 10 dias úteis de outubro.

Quem poderá ter o Auxílio Gás bloqueado em outubro?

Leia também

De acordo com o Ministério da Cidadania, a convocação para atualizar o CadÚnico contempla todos os beneficiários de programas sociais que não realizam o procedimento desde 2019, 2018 ou ano anterior. A pasta, inclusive, divulgou um calendário sobre a revisão cadastral.

continua depois da publicidade

As famílias com cadastro desatualizado desde 2018 ou ano anterior serão convocadas até o final de setembro. Haverá o bloqueio dos benefício em outubro, caso a situação não seja regularizada — confira mais informações sobre o calendário do CadÚnico.

Os dados podem ser revisados no centro de atendimento onde você efetuou a inscrição no Cadastro Único, de forma presencial. Além disso, é possível tirar dúvidas no CRAS ou pelo telefone 121 do Ministério da Cidadania.

A consulta do benefício pode ser feita pelo aplicativo do Bolsa Família ou, no caso, por meio da plataforma do Caixa Tem.

continua depois da publicidade

Próximo lote do Auxílio Gás: datas de pagamento

As famílias elegíveis ao Auxílio Gás são selecionadas mensalmente pelo Ministério da Cidadania, caso cumpram os requisitos principais do programa. Um deles é o de ter renda igual ou inferior a meio salário-mínimo per capita (por pessoa da unidade familiar).

Como o Auxílio Gás é pago bimestralmente, o próximo lote diz respeito ao mês-base de outubro. O calendário de repasses segue o cronograma tradicional do Bolsa Família. Ou seja, leva em consideração o último dígito do NIS (Número de Identificação Social).

Confira, abaixo, o calendário completo de pagamentos referente à nova rodada do Auxílio Gás no país:

continua depois da publicidade
  • NIS final 1: 18 de outubro de 2023;
  • NIS final 2: 19 de outubro de 2023;
  • NIS final 3: 20 de outubro de 2023;
  • NIS final 4: 23 de outubro de 2023;
  • NIS final 5: 24 de outubro de 2023;
  • NIS final 6: 25 de outubro de 2023;
  • NIS final 7: 26 de outubro de 2023;
  • NIS final 8: 27 de outubro de 2023;
  • NIS final 9: 30 de outubro de 2023;
  • NIS final 0: 31 de outubro de 2023.
Leia também

Concursos em sua
cidade