O Ministério da Cidadania realiza pagamentos mensais do Bolsa Família para as unidades familiares que fazem jus ao benefício. Neste mês de setembro, o lote começou a ser transferido no dia 18/8, levando em conta o último dígito do NIS (Número de Identificação Social).
O governo federal, por outro lado, decidiu antecipar a rodada para os beneficiários que foram vítimas do ciclone extratropical em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esses inscritos receberam a parcela logo no início do calendário, sem necessidade esperar o escalonamento.
Mas, afinal de contas, o mesmo pode acontecer em outubro? Ou seja, é possível que ocorra a antecipação do calendário para o mesmo grupo de beneficiários que recebeu a parcela antecipada neste mês de setembro? Em nossa matéria, vamos discorrer mais sobre o assunto.
Quem tem direito ao Bolsa Família em 2023?
Para começo de conversa, vamos comentar um pouco sobre as regras para a elegibilidade no Bolsa Família. O principal critério do programa diz respeito à renda dos cidadãos. Dessa maneira, os repasses são liberados para famílias com renda de até R$ 218 per capita (por pessoa).
O Ministério da Cidadania realiza buscas mensais para incluir mais pessoas que passaram a ter direito ao Bolsa Família. Geralmente, o procedimento é feito de maneira automática. Mas, para isso, é necessário que os cidadãos estejam dentro da base de dados do governo.
É o que conhecemos por CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Por meio dele, a pasta consegue mapear as famílias em estado de vulnerabilidade social para, assim, inclui-las na folha de pagamento, caso cumpram os requisitos do programa.
E é extremamente importante manter os dados atualizados no CadÚnico. Isso vale também para as pessoas que já recebem os valores do Bolsa Família. Inclusive, o governo federal está convocando unidades familiares com dados desatualizados para regularizarem a situação.
A nova revisão cadastral contempla os beneficiários que não atualizam os dados desde 2019, 2018 ou ano anterior.
Bolsa Família em outubro: calendário previsto para pagamentos
Até o momento, o governo federal não confirmou se o calendário de outubro será antecipado para os beneficiários que foram vítimas do ciclone extratropical em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entramos em contato com a assessoria da Caixa para obter mais informações.
Atualizaremos a matéria assim que tivermos retorno. Dessa maneira, ainda valem as datas programadas pelo Ministério da Cidadania, conforme a lógica padrão de pagamentos: últimos 10 dias úteis do mês, considerando o NIS dos beneficiários para escalonamento.
Confira o calendário previsto para o mês-base de outubro:
- NIS final 1: 18 de outubro de 2023;
- NIS final 2: 19 de outubro de 2023;
- NIS final 3: 20 de outubro de 2023;
- NIS final 4: 23 de outubro de 2023;
- NIS final 5: 24 de outubro de 2023;
- NIS final 6: 25 de outubro de 2023;
- NIS final 7: 26 de outubro de 2023;
- NIS final 8: 27 de outubro de 2023;
- NIS final 9: 30 de outubro de 2023;
- NIS final 0: 31 de outubro de 2023.