Governo anuncia quem terá Bolsa Família cancelado em novembro

Em decisão divulgada nesta semana, o Ministério da Cidadania decidiu antecipar o calendário de revisão cadastral. Confira as regras.

O Bolsa Família é um programa assistencialista do governo que, neste ano, tem parcelas com valor médio de R$ 600. Para fazer jus ao benefício, é necessário atender a alguns critérios. O principal deles diz respeito justamente ao limite de renda mensal.

continua depois da publicidade

De acordo com o site do governo federal, as unidades familiares devem ter remuneração de até R$ 218 por pessoa. Os beneficiários também devem manter seus dados atualizados no CadÚnico, que é a base de dados que mapeia as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Em decisão divulgada nesta segunda, 11, o Ministério da Cidadania decidiu antecipar o calendário de revisão cadastral. A medida impacta inscritos no Bolsa Família e em outros programas sociais, como BPC e Tarifa Social de Energia Elétrica.

Inclusive, certo grupo de beneficiários pode até mesmo ter as parcelas canceladas em novembro caso não cumpram as determinações do governo federal. Em nossa matéria, você confere as regras para a revisão cadastral e quais públicos serão convocados para o procedimento.

continua depois da publicidade
Leia também

Compartilhe o artigo com amigos e familiares para que ninguém seja pego de surpresa. Além de tópicos relacionados à economia, nosso site também posta textos com dicas de estudos para concurseiros e técnicas para melhorar a aprendizagem.

Quem pode ter o Bolsa Família cancelado em novembro?

Segundo o novo cronograma divulgado pelo Ministério da Cidadania, os beneficiários do Bolsa Família com inscrição desatualizada no CadÚnico há mais de cinco anos serão convocados para revisar os dados até o final de setembro deste ano.

continua depois da publicidade

Isso inclui quem não fez o procedimento desde 2018 ou ano anterior. O mesmo vale para os inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Tarifa Social de Energia Elétrica. Caso a atualização não seja feita em outubro, os benefícios serão bloqueados até segunda ordem.

A pasta também informou que os cadastros serão devidamente cancelados se a revisão continuar pendente no mês de novembro. Vale salientar que o prazo começaria a correr em dezembro, mas o governo federal decidiu antecipar o calendário para atualização cadastral.

E como funciona o procedimento? O cadastro pode ser revisado no centro de atendimento onde você fez a inscrição no CadÚnico, de forma presencial. Mais informações também podem ser consultadas em redes de assistência social de sua cidade, como o CRAS.

continua depois da publicidade

O Ministério da Cidadania também disponibiliza o telefone 121 com ligações gratuitas para sanar eventuais dúvidas. Caso você queira apenas consultar a situação do seu benefício do Bolsa Família, basta acessar o aplicativo do programa ou a plataforma do Caixa Tem.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade