A aposentadoria por idade passou a ter um novo critério neste ano, que já havia sido definido na Reforma da Previdência.
A Reforma da Previdência, aprovada em 2019, trouxe novidades sobre a aposentadoria do INSS, especialmente no que diz respeito ao critério de idade. Dessa forma, as novas regras estão sendo implementadas de maneira progressiva, sendo que uma delas passou a valer neste ano.
Em nossa matéria, você confere o que mudou na prática em relação ao benefício da aposentadoria por idade. Também listamos todas as datas de pagamento referentes ao mês-base setembro para você já se organizar com antecedência.
Compartilhe o artigo com amigos e familiares para que mais pessoas entendam a principal alteração definida para este ano. Não se esqueça de acompanhar outros conteúdos publicados aqui em nosso site. Temos dicas de estudo, tópicos relacionados à economia e muito mais.
A aposentadoria por idade passou a ter um novo critério neste ano, que já havia sido definido na Reforma da Previdência. De acordo com as regras, a idade mínima para as mulheres se aposentarem saiu de 61 anos e seis meses para 62 anos.
No caso dos homens, continua da mesma maneira: têm direito à aposentadoria aqueles que completaram 65 anos de idade. Quanto ao tempo de contribuição, também houve uma mudança considerável: 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.
Ainda falando em aposentadoria, é válido ressaltar que já foram definidas as datas para os pagamentos do mês-base de setembro. A nova rodada será paga aos aposentados, pensionistas e inscritos no BPC.
O calendário é dividido de duas maneiras diferentes: um cronograma para quem recebe benefício que corresponde ao piso nacional e outro destinado aos segurados que têm direito a valores acima do salário-mínimo nacional.
Além do mais, as datas são escalonadas conforme o último dígito do NB (Número de Benefício). Essa regra vale para ambos os cronogramas. Confira abaixo, o calendário completo de pagamentos para este mês de setembro:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade