O programa Bolsa Família corresponde ao auxílio assistencial do governo para amparar pessoas que estão em estado de vulnerabilidade econômica. Neste ano, o valor médio do benefício gira em torno de R$ 600, além dos repasses complementares.
Para garantir o auxílio do governo federal, é necessário ter renda per capita de R$ 217 ao mês. Mas esse não é o único requisito relacionado ao Bolsa Família. Os beneficiários também precisam manter os seus dados devidamente atualizados junto ao CadÚnico.
Inclusive, o calendário para a revisão cadastral foi atualizado pelo Ministério da Cidadania. Os grupos que ainda não realizaram o procedimento já estão sendo convocados. Em nossa matéria, você confere mais detalhes sobre as regras e quem precisa atualizar os dados.
Quais grupos do Bolsa Família precisam atualizar o CadÚnico?
De acordo com informações do Ministério da Cidadania, a atualização cadastral deve ser feita ainda neste ano pelos beneficiários que revisaram os seus dados pela última vez em 2018 ou 2019. Eles foram separados em grupos distintos:
- Grupo 2: unidades familiares cadastradas no Bolsa Família que realizaram a revisão dos dados no CadÚnico há mais de cinco anos. Ou seja, efetuaram o procedimento em 2018 ou ano anterior;
- Grupo 3: aquelas famílias inscritas no programa que realizaram a revisão dos dados no CadÚnico há quatro anos. Em outras palavras, o grupo contempla beneficiários que efetuaram o procedimento de atualização pela última vez em 2019.
Convocação e prazo para bloqueio do Bolsa Família
Até o final de setembro, as famílias inclusas no grupo 2 vão receber uma mensagem do governo sobre a necessidade de atualizar os dados no CadÚnico. Elas, de acordo com o Ministério da Cidadania, terão o benefício bloqueado em outubro caso não efetuem o procedimento solicitado.
Ainda no mês de outubro, será a vez do grupo 3 ser devidamente convocado. Janeiro de 2024 deverá ser o prazo máximo para atualização dos dados. Caso as famílias inclusas no grupo 3 não efetuem o procedimento, também terão os seus benefícios bloqueado no Bolsa Família.
O governo federal também divulgou o cronograma para o cancelamento dos cadastros por falta de atualizações dos dados nos prazos estabelecidos: novembro de 2023 para o grupo 2 e fevereiro de 2024 para o grupo 3.
Vale reforçar que as convocações e demais prazos começariam a valer em dezembro, mas o Ministério da Cidadania decidiu antecipar o calendário.
Isso ocorreu ao considerar “a evolução das ações de melhoria do Cadastro Único e que grande parte das famílias lançadas nos públicos iniciais da Averiguação Cadastral de Renda e da Revisão Cadastral já foram tratadas por meio de processos automatizados realizados pelo Governo Federal”, informou a pasta.
Como consultar a situação do benefício e atualizar o cadastro
A consulta pode ser feita pelos canais tradicionais do programa, como o aplicativo do Bolsa Família ou diretamente pelo extrato bancário. Caso você identifique problemas com o seu benefício, é necessário verificar se a atualização do CadÚnico já foi efetuada no prazo estipulado.
A situação pode ser resolvida, de forma presencial, junto ao centro de atendimento onde você fez o cadastro. Mais informações podem ser obtidas em alguma unidade da rede de assistência social de sua cidade ou no telefone 121 do Ministério da Cidadania.