A partir da próxima segunda, 18/9, os inscritos do Bolsa Família começam a receber as parcelas referentes ao mês-base de setembro. O valor médio do programa gira em torno de R$ 600, sem considerar os benefícios complementares.
Vale salientar que o calendário do Bolsa Família varia conforme o último dígito do NIS (Número de Identificação Social). Neste mês, os valores serão pagos de maneira escalonada até o dia 29/9.
A principal regra de elegibilidade no programa diz respeito à renda de cada pessoa na unidade familiar. De acordo com o governo federal, o teto é de R$ 218 ao mês.
Também é necessário estar devidamente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com dados corretos e atualizados. Este procedimento pode ser feito em postos de atendimento da assistência social do município que a pessoa reside, a exemplo dos CRAS.
De mês em mês, o Ministério da Cidadania identifica as unidades familiares que possuem direito ao programa e que devem ser incluídas na lista de beneficiários do Bolsa Família. Ou seja, ter inscrição no CadÚnico não significa que a pessoa receberá o valor imediatamente.
“Além de garantir renda básica para as famílias em situação de pobreza, o Programa Bolsa Família busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social”, explica o governo federal.
Bolsa Família: como consultar o benefício de setembro
Os beneficiários do programa podem realizar a consulta atualizada do valor diretamente pela internet. Para ter acesso às informações, basta acessar o aplicativo do Bolsa Família ou a plataforma do Caixa Tem, além de informar alguns dados básicos, como o CPF.
Também é possível realizar a mesma verificação pela central de atendimento da Caixa, especificamente por meio do número 111. Outra opção é de consultar as informações, como valor do benefício e data de pagamento, no número 121 do Ministério da Cidadania.
Calendário do Bolsa Família de setembro
As unidades familiares com NIS final 1 serão as primeiras a receberem o pagamento de setembro do programa, tendo em vista que o escalonamento depende do último dígito do Número de Identificação Social. Confira o calendário completo e atualizado do Bolsa Família:
- NIS final 1: 18 de setembro;
- NIS final 2: 19 de setembro;
- NIS final 3: 20 de setembro;
- NIS final 4: 21 de setembro;
- NIS final 5: 22 de setembro;
- NIS final 6: 25 de setembro;
- NIS final 7: 26 de setembro;
- NIS final 8: 27 de setembro;
- NIS final 9: 28 de setembro;
- NIS final 0: 29 de setembro.
Em decisão divulgada pelo governo, os beneficiários das localidades que foram atingidas pelo ciclone extratropical devem receber a parcela de setembro em um único dia, ou seja, já na próxima segunda, 18/9. Portanto, não haverá necessidade de aguardar o escalonamento.