O novo abono PIS/Pasep diz respeito ao ano-base de 2022 e será provavelmente pago em 2024. Saiba como consultar o valor.
O abono PIS/Pasep é um benefício destinado a trabalhadores da iniciativa privada, além de servidores públicos, que receberam até dois salários-mínimos na renda mensal durante o ano de referência para a liberação dos lotes.
Neste ano, os beneficiários tiveram direito ao abono salarial referente ao ano-base de 2021, tendo em vista que o cronograma de pagamentos está atrasado devido ao contexto de pandemia e realocação de recursos. A próxima rodada, então, diz respeito ao ano-base de 2022.
Conforme a lógica de pagamentos, este novo lote será possivelmente liberado durante o primeiro semestre de 2024. A consulta do benefício e outras informações adicionais podem ser feitas diretamente na internet. Em nossa matéria, enumeramos os canais para a verificação.
Compartilhe o artigo com amigos e familiares que têm direito ao benefício do abono salarial para que eles saibam como funciona a consulta do benefício, além de regras para receber o valor que corresponde ao salário mínimo vigente no ano de referência.
Ah, e não deixe de acompanhar outros conteúdos de nosso site. Temos vários textos sobre economia, dicas de estudo, benefícios sociais, vagas de emprego e muito mais! Para os concurseiros de plantão, contamos com uma seção gratuita de simulados para otimizar os estudos.
O novo abono PIS/Pasep diz respeito ao ano-base de 2022 e será provavelmente pago em 2024, conforme a lógica atual de repasses do benefício. Mas, para isso, os trabalhadores e servidores públicos precisam atender a alguns critérios de elegibilidade:
Além do mais, os empregados devem manter os dados dos trabalhadores atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Todas as informações atualizadas sobre o próximo abono salarial estarão disponíveis nos canais da Caixa - para trabalhadores da iniciativa privada - e do Banco do Brasil - para funcionários públicos. Neles, será possível verificar valor, calendário de pagamentos e mais detalhes.
Lembrando que o benefício corresponde à quantia máxima de um salário mínimo vigente, sendo variável conforme o número de meses em que os contemplados trabalharam durante o ano-base. Confira, abaixo, os canais de consulta do abono salarial:
Nos canais, será necessário informar alguns dados básicos, como o número do seu CPF.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade