Categorias: Benefícios Sociais

Consulta do novo abono PIS/Pasep pode ser feita pelo CPF

O novo abono PIS/Pasep diz respeito ao ano-base de 2022 e será provavelmente pago em 2024. Saiba como consultar o valor.

Por

O abono PIS/Pasep é um benefício destinado a trabalhadores da iniciativa privada, além de servidores públicos, que receberam até dois salários-mínimos na renda mensal durante o ano de referência para a liberação dos lotes.

Neste ano, os beneficiários tiveram direito ao abono salarial referente ao ano-base de 2021, tendo em vista que o cronograma de pagamentos está atrasado devido ao contexto de pandemia e realocação de recursos. A próxima rodada, então, diz respeito ao ano-base de 2022.

Conforme a lógica de pagamentos, este novo lote será possivelmente liberado durante o primeiro semestre de 2024. A consulta do benefício e outras informações adicionais podem ser feitas diretamente na internet. Em nossa matéria, enumeramos os canais para a verificação.

Leia também

Compartilhe o artigo com amigos e familiares que têm direito ao benefício do abono salarial para que eles saibam como funciona a consulta do benefício, além de regras para receber o valor que corresponde ao salário mínimo vigente no ano de referência.

Ah, e não deixe de acompanhar outros conteúdos de nosso site. Temos vários textos sobre economia, dicas de estudo, benefícios sociais, vagas de emprego e muito mais! Para os concurseiros de plantão, contamos com uma seção gratuita de simulados para otimizar os estudos.

Quem terá direito ao próximo abono PIS/Pasep?

O novo abono PIS/Pasep diz respeito ao ano-base de 2022 e será provavelmente pago em 2024, conforme a lógica atual de repasses do benefício. Mas, para isso, os trabalhadores e servidores públicos precisam atender a alguns critérios de elegibilidade:

  • Em 2022, ter atuado como trabalhador da iniciativa privada ou servidor público;
  • Ter cadastro ativo há pelo menos cinco anos no Programa de Integração Social (PIS) para iniciativa privada ou, no caso, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) para funcionários públicos;
  • Ter renda mensal de até dois salários-mínimos no ano-base de 2022;
  • Além disso, é necessário ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias de 2022, sendo consecutivos ou não.

Além do mais, os empregados devem manter os dados dos trabalhadores atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.

Como será possível consultar o novo abono PIS/Pasep, ano-base de 2022?

Todas as informações atualizadas sobre o próximo abono salarial estarão disponíveis nos canais da Caixa - para trabalhadores da iniciativa privada - e do Banco do Brasil - para funcionários públicos. Neles, será possível verificar valor, calendário de pagamentos e mais detalhes.

Lembrando que o benefício corresponde à quantia máxima de um salário mínimo vigente, sendo variável conforme o número de meses em que os contemplados trabalharam durante o ano-base. Confira, abaixo, os canais de consulta do abono salarial:

Para PIS (iniciativa privada)

  • Aplicativo do Caixa Tem;
  • Aplicativo Caixa Trabalhador;
  • Atendimento da Caixa pelo número 0800-726-0207.

Para Pasep (servidores públicos)

  • Canal de consulta do Banco do Brasil;
  • Atendimento do Banco do Brasil pelo número 0800-729-0722.

Nos canais, será necessário informar alguns dados básicos, como o número do seu CPF.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade