O Benefício de Prestação Continuada, BPC, é um auxílio do INSS que paga o valor de um salário mínimo vigente para as pessoas que atendem aos critérios de elegibilidade, sem a necessidade de ter contribuído com o instituto.
Em linhas gerais, o público-alvo é composto por idosos com idade igual ou superior a 65 anos e, também, pessoas com deficiência (PcDs) de qualquer faixa etária. Mas, para isso, ambos os grupos devem ter renda de até 1/4 do piso nacional ao mês.
O calendário do mês-base de setembro já está disponível e, em nossa matéria, você confere todas as datas oficiais de pagamento. Além disso, vamos discorrer sobre a previsão atualizada do novo valor do BPC para o ano que vem, considerando a estimativa do salário mínimo de 2024.
Aproveite a visita e compartilhe o conteúdo com amigos, ainda mais se eles cumprirem os requisitos do benefício e tiverem interesse em fazer o requerimento para receber as parcelas do BPC. E não se esqueça que, em nosso site, também cobrimos outros tópicos do Brasil e do mundo.
Além de economia, temos textos relacionados com dicas de estudo para concurseiros, técnicas para melhorar a aprendizagem e novas oportunidades em certames espalhados pelo país.
O Concursos no Brasil também conta com uma seção gratuita de simulados para que, assim, você possa testar seus conhecimentos durante os estudos para concursos públicos.
Valor previsto para o BPC de 2024
O valor das parcelas do BPC corresponde ao salário mínimo vigente no ano. Por isso, é necessário conferir qual é a estimativa mais atualizada do piso nacional de 2024 para se ter uma ideia sobre o possível aumento do benefício.
O governo encaminhou, ainda em agosto, a proposta orçamentária para avaliar os custos no ano que vem. Dentre os dispositivos da matéria, consta a previsão para o novo salário mínimo, que foi calculada a partir da soma entre o índice inflacionário e o crescimento do PIB.
A estimativa inclusa no projeto é de que o piso nacional terá valor de R$ 1.461. Mas tudo ainda não passa se especulação apenas para reservar dinheiro para o orçamento. O valor será atualizado e oficializado somente no início do ano que vem.
Até porque será necessário avaliar os dados mais recentes da economia brasileira, levando em consideração que o aumento do salário mínimo passou a ter uma sistema diferenciada de valorização. A partir do ano que vem, o ajuste será feito a partir da soma entre:
- INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) dos últimos 12 meses em relação ao ano vigente;
- Crescimento do PIB (Produto Interno Bruto). Será usado o segundo ano anterior ao vigente como referência.
Calendário BPC: mês-base de setembro deste ano
Enquanto não temos a confirmação sobre o novo valor do BPC para 2024, vale a pena já conferir as datas de pagamento para o mês-base de setembro deste ano. As datas variam conforme o último dígito do NB (Número de Benefício), desconsiderando a numeração após o traço.
Veja as datas confirmadas pelo INSS:
- Cartão do benefício com final 1: 25 de setembro de 2023;
- Cartão do benefício com final 2: 26 de setembro de 2023;
- Cartão do benefício com final 3: 27 de setembro de 2023;
- Cartão do benefício com final 4: 28 de setembro de 2023;
- Cartão do benefício com final 5: 29 de setembro de 2023;
- Cartão do benefício com final 6: 2 de outubro de 2023;
- Cartão do benefício com final 7: 3 de outubro de 2023;
- Cartão do benefício com final 8: 4 de outubro de 2023;
- Cartão do benefício com final 9: 5 de outubro de 2023;
- Cartão do benefício com final 0: 6 de outubro de 2023.