O Benefício de Prestação Continuada, BPC, é um auxílio do INSS que tem o objetivo de amparar idosos com idade igual ou superior a 65 anos, além de pessoas com deficiência (PcDs) de qualquer faixa etária. Conforme as regras oficiais, o valor corresponde a um salário mínimo.
É necessário que os beneficiários tenham ganhos mensais de até 1/4 do piso nacional, considerando a renda familiar. Para receber o BPC, os interessados devem realizar a solicitação junto ao INSS, que pode ser feita diretamente pela internet.
Mas você sabe quando o benefício é pago após o cadastro ter sido devidamente aprovado? Em nossa matéria, você confere o prazo para a liberação do valor, além de tudo o que você precisa saber sobre o pedido do BPC em 2023.
Compartilhe a matéria com amigos e familiares para que mais pessoas conheçam as regras relacionadas ao benefício. Ah, e não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site. Além do BPC, também cobrimos tópicos sobre economia, dicas de estudo e vagas de emprego.
Também temos uma página exclusiva e gratuita de simulados com milhares de questões que já caíram em concursos públicos do país. Assim, você consegue se preparar com qualidade e a qualquer momento.
Como pedir as parcelas mensais do BPC no valor de R$ 1,3 mil?
De acordo com a cartilha sobre as regras do BPC, os interessados devem primeiramente procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Secretaria de Assistência Social. A equipe dará instruções sobre como funciona o procedimento para o pedido.
Além do mais, também haverá encaminhamento para uma entrevista e, caso ainda não estejam na base de dados, as pessoas também receberão informações do CadÚnico. Estes são os primeiros passos antes de realizar a solicitação do BPC.
Mas vale destacar que o pedido pode ser feito diretamente na internet, especificamente pelo site ou aplicativo do Meu INSS. Também é possível requerer o benefício nas agências da Previdência Social ou pelo número 135 do INSS.
Prazo para liberação do BPC
Caso os interessados sejam aprovados no BPC, o valor será transferido no próprio mês de concessão ou no subsequente. A primeira parcela, de acordo com o Ministério da Cidadania, contemplará todos os meses que se passaram desde o requerimento.
“Por exemplo, se o requerimento foi feito em julho e a concessão ocorreu em setembro, o primeiro pagamento incluirá os valores referentes a julho, agosto e setembro, sendo que os valores atrasados são corrigidos pela inflação (de acordo com o INPC)”, explica a pasta em cartilha.
O valor do BPC, além do mais, ficará liberado para saque em até 45 dias após a concessão do benefício aos inscritos.