O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encerrou os repasses de agosto na última sexta-feira (08/09). Sendo assim, os segurados devem aguardar a próxima rodada de pagamentos, que deve acontecer no final deste mês. O calendário INSS de setembro já tem as datas de depósito definidas.
Os contribuintes podem acessar o extrato pelo portal Meu INSS, sem a necessidade de ir a uma agência. Na plataforma, é possível verificar o dia do recebimento do benefício, bem como a modalidade e o seu valor.
Calendário INSS de setembro: veja todas as datas
Assim como nos meses anteriores, o calendário INSS de setembro segue o penúltimo dígito do Número do Benefício (NB). Esse pode ser observado pelo portal Meu INSS ou consultado via Central Telefônica 135. O dígito que deve ser observado é o anterior ao traço verificador no seguinte formato: 000.000.000-0.
Os repasses, costumeiramente, são iniciados nos últimos cinco dias úteis do mês-base e terminam nos cinco primeiros dias úteis do mês seguinte. Além disso, são divididos em dois cronogramas de acordo com o valor do benefício. Veja abaixo:
Até um salário mínimo (R$ 1.320)
- NB Final 1: 25 de setembro;
- NB Final 2: 26 de setembro;
- NB Final 3: 27 de setembro;
- NB Final 4: 28 de setembro;
- NB Final 5: 29 de setembro;
- NB Final 6: 2 de outubro;
- NB Final 7: 3 de outubro;
- NB Final 8: 4 de outubro;
- NB Final 9: 5 de outubro;
- NB Final 0: 6 de outubro.
Acima de um salário mínimo
- NB Final 1 e 6: 2 de outubro;
- NB Final 2 e 7: 3 de outubro;
- NB Final 3 e 8: 4 de outubro;
- NB Final 4 e 9: 5 de outubro;
- NB Final 5 e 0: 6 de outubro.
Governo antecipa pagamentos para segurados do RS
O calendário INSS de setembro será diferente para os moradores do Rio Grande do Sul que foram atingidos pelo ciclone extratropical da última semana. De acordo com o governo federal, 79 municípios serão contemplados com essa medida que antecipa R$ 1,21 bilhão para os segurados.
Para os segurados que residem nas localidades em que foi declarada emergência, os pagamentos acontecerão num único dia. Independentemente do Número do Benefício, aposentados e pensionistas que vivem nas cidades afetadas pelas fortes chuvas e ventos receberão os valores no dia 25 de setembro.
Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também terá acesso aos valores nessa mesma data. Ao todo, mais de 706 mil pessoas devem ser contempladas com o adiantamento do calendário INSS de setembro.
“Vamos pagar benefícios extras para esses cidadãos, é um protocolo que o INSS adota, mas que foi adiantando para permitir que essas pessoas recebam salários extras para poder mitigar um pouco todos os custos que eles vão ter”, disse o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
Além dos pagamentos de setembro, os beneficiários poderão solicitar antecipação dos depósitos seguintes. O governo federal também informou que será dada prioridade na análise de pedidos feitos pelos moradores desses 79 municípios do RS.
Como sacar os benefícios do INSS?
Mensalmente, os segurados do INSS recebem seus benefícios conforme o calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal. Para ter acesso às quantias é necessário ter o cartão previdenciário, podendo realizar retiradas em:
- Centrais de Autoatendimento CAIXA;
- Unidade Lotérica;
- Correspondente CAIXA AQUI;
- Numa agência Caixa, apresentando o documento de identificação oficial com foto.
Quem é correntista da Caixa tem o dinheiro é creditado diretamente em sua conta. Nesse caso, os aposentados e pensionistas ainda podem utilizar seu cartão do banco para sacar ou movimentar os valores. Esses ainda têm a possibilidade de realizar transferências do benefício para outras contas diretamente pelo Internet Banking da Caixa.