O Bolsa Família garante parcelas médias de R$ 600 para os beneficiários que fazem jus ao programa. Geralmente, o calendário de repasses é escalonado conforme o último dígito do NIS (Número de Identificação Social), no sentido de organizar a liberação dos valores.
A regra geralmente contempla todos os meses do ano, mas o governo federal decidiu que haverá uma exceção em setembro para determinado grupo de beneficiários. Em nossa matéria, você confere quem terá direito à parcela antecipada e como consultar o benefício.
Compartilhe o artigo com amigos e familiares para que mais pessoas saibam a respeito da nova decisão do governo federal. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site. Publicamos textos sobre economia, dicas de estudo, vagas de emprego e muito mais!
Ah, e também temos uma seção exclusiva de simulados para você testar seus conhecimentos durante a preparação para concursos públicos. São milhares de questões que já caíram em certames anteriores. Você pode respondê-los de maneira gratuita e quando quiser.
Quem tem direito à parcela antecipada do Bolsa Família neste mês?
O governo estabeleceu uma série de medidas no último domingo, 10, para amparar as vítimas do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Inclusive, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, participou de comitiva federal na região.
Cerca de R$ 741 milhões foram autorizado pelo governo federal para fornecer alimentos e demais serviços socioassistenciais. Uma das medidas diz respeito justamente à antecipação da parcela de setembro para os beneficiários do Bolsa Família que foram vítimas da tragédia.
De acordo com o site do governo federal, o pagamento deste mês será liberado a este grupo logo no primeiro dia do calendário: 18 de setembro de 2023. Ou seja? Os beneficiários poderão sacar os recursos sem ter que esperar pelo escalonamento conforme o NIS.
Lembrando que a consulta do benefício pode ser feita pelos aplicativos do Bolsa Família e, também, da plataforma Caixa Tem. Também é possível obter mais informações pelo telefone 121 do Ministério da Cidadania.
Calendário oficial da nova parcela do Bolsa Família
Para os demais beneficiários, o calendário do Bolsa Família segue inalterado. A antecipação somente foi liberada aos inscritos no programa que foram vítima do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
As demais unidades familiares devem receber a parcela conforme o último dígito do NIS, como geralmente acontece. Confira as datas oficiais para a liberação da próxima parcela do Bolsa Família, referente ao mês-base de setembro:
- NIS final 1: 18 de setembro;
- NIS final 2: 19 de setembro;
- NIS final 3: 20 de setembro;
- NIS final 4: 21 de setembro;
- NIS final 5: 22 de setembro;
- NIS final 6: 25 de setembro;
- NIS final 7: 26 de setembro;
- NIS final 8: 27 de setembro;
- NIS final 9: 28 de setembro;
- NIS final 0: 29 de setembro.