Bolsa Família e Auxílio Gás fazem depósito para mais um grupo

Pagamentos do Bolsa Família e Auxílio Gás entram na última semana de repasses. Veja quem ainda vai receber os benefícios.

Os pagamentos do Bolsa Família e Auxílio Gás do mês de agosto seguem sendo repassados até a próxima quinta-feira (21/08). O calendário é organizado de acordo com o Número de Identificação Social do titular. Os pagamentos já foram liberados para seis grupos e, nesta segunda-feira (28/08), mais beneficiários têm acesso aos valores.

continua depois da publicidade

Até o final deste mês, de acordo com informações do governo federal, serão 21,1 milhões de famílias contempladas com o Bolsa Família, representando um investimento de R$ 14,25 bilhões. O pagamento já inclui os adicionais para crianças, adolescentes e gestantes.

Já o Auxílio Gás, o repasse está em R$ 108 para cerca de 5,63 milhões de famílias. Os depósitos desse benefício devem ser realizados até o final de 2026.

Leia também

Calendário de pagamento Bolsa Família e Auxílio Gás

Como de costume, o pagamento do Bolsa Família e do Auxílio Gás acontece nos últimos 10 dias úteis do mês, levando em consideração o Número de Identificação Social do titular. Em agosto, os pagamentos já foram liberados para quem possui o penúltimo digito do NIS 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Confira as próximas datas:

continua depois da publicidade
  • 28 de agosto, HOJE: pagamento está disponível ao beneficiário com o NIS final 7;
  • 29 de agosto, terça-feira: beneficiários com o NIS final 8;
  • 30 de agosto, quarta-feira: beneficiários com o NIS final 9;
  • 31 de agosto, quinta-feira: beneficiários com o NIS final 0.

Confira o calendário de repasses completo do Bolsa Família para 2023:

Calendário do Bolsa Família - Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Calendário do Bolsa Família. Foto: Reprodução.

Vale lembrar que o vale-gás é pago de maneira bimestral e o valor varia conforme a média nacional do produto calculada pela ANP. Dessa forma, haverá mais dois pagamentos neste ano, durante os meses de outubro e dezembro.

Mais informações sobre o Bolsa Família e Auxílio Gás podem ser consultadas no aplicativo disponível para aparelhos Android e iOS.

Bolsa Família: portaria estabelece regras para famílias unipessoais

De acordo com a Portaria 911 do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, haverá novas regras para a concessão de benefícios unipessoais do Bolsa Família. Assim, a partir de setembro, os municípios terão um limite de 16% destinado a esse público no Programa Bolsa Família.

continua depois da publicidade

O limite corresponde às novas concessões, com objeto de corrigir divergências entre outubro de 2021 e dezembro do ano passado. Assim, se o município atingir taxa igual ou superior a 16% de unipessoais no PBF, ele fica impedido de inserir novos arranjos dessa categoria na folha de pagamento.

Vale salientar, no entanto, que a regra poderá ser revisada e regionalizada por meio de norma complementar publicada pela Senarc, levando em consideração os estudos demográficos e dados estatísticos atualizados.

Desde o mês de março, quando o Bolsa Família foi relançado oficialmente, o governo federal vem adotando estratégias para qualificar o Cadastro Único. Essa base de dados define as famílias elegíveis ao Bolsa Família e demais programas sociais, tanto a nível federal, como estadual e municipal.

continua depois da publicidade

Assim, de maneira mensal, essas informações são processadas junto ao Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec), administrado pela Caixa Econômica Federal. Esse procedimento permite conferir os critérios de elegibilidade, habilitação e seleção de famílias ao Programa Bolsa Família, bem como a concessão e as ações de administração de benefício.

Leia também

Concursos em sua
cidade