Nesta sexta-feira (04/08), o Instituto Nacional do Seguro Social faz o pagamento para três novos grupos de beneficiários conforme o calendário INSS de julho. O cronograma já está chegando só fim, tendo apenas mais uma data de depósito na próxima semana.
Os repasses são destinados aos segurados que recebem qualquer quantia, até o teto de R$ 7,5 mil. De acordo com o Instituto, são mais de 36 milhões de cidadãos que recebem algum valor do INSS, que inclui as aposentadorias, pensões, auxílio-reclusão, auxílio-doença e salário maternidade.
Calendário INSS de julho: veja quem recebe hoje (04/08)
Os pagamentos estão organizados em cronogramas conforme o valor do auxílio e o penúltimo dígito do Número do Benefício (NB), dentro da seguinte estrutura: 999.999.999-9. Nesta sexta-feira, 4 de agosto, o calendário INSS de julho realiza os pagamentos para três novos grupos de beneficiários:
- Titular com benefício de até um salário e possui final do NB 9;
- Titular com benefício acima de um salário e possui final do NB 4;
- Titular com benefício acima de um salário e possui final do NB 9.
Vale salientar que os últimos benefícios do INSS desse cronograma serão pagos na próxima segunda-feira, 7 de agosto, aos seguintes grupos:
- Titular com benefício de até um salário e possui final do NB 0;
- Titular com benefício acima de um salário e possui final do NB 5;
- Titular com benefício acima de um salário e possui final do NB 0.
A próxima rodada de pagamentos é correspondente ao mês de agosto, que inicia os repasses no dia 25, seguindo até a data prevista de 8 de setembro. Confira o calendário INSS com todas as datas de depósito em 2023:
Consulta aos benefícios do INSS
O calendário do INSS, o extrato de benefícios e outras informações podem ser verificadas pelos canais de atendimento online do Instituto. É possível conferir esses detalhes no site Meu INSS ou pelo aplicativo disponível para aparelhos Android e iOS.
Se preferir, utilize a Central Telefônica 135, gratuita para telefones fixos e celulares. Esse serviço funciona de segunda a sábado, com atendimento das 7h às 22h.
Fila de espera INSS pode ultrapassar cinco meses
O tempo de espera pela análise de benefícios do INSS pode ultrapassar cinco meses no país. Apenas no mês de junho, esperavam por perícia e análise mais de 1,7 milhão de solicitações relacionadas à aposentadoria, salário-maternidade, pensão e outros benefícios.
Confira, a seguir, o tempo médio de espera, conforme o benefício solicitado:
- Auxílio-acidente: 171 dias (5 meses e 21 dias);
- Pensão por morte: 169 dias (5 meses e 29 dias);
- Auxílio-reclusão: 166 dias (5 meses e 16 dias);
- Auxílio-inclusão à pessoa com deficiência: 102 dias (3 meses e 12 dias);
- Aposentadoria por idade: 63 dias (2 meses e 3 dias).
Para desafogar a lista de espera do INSS, o governo lançou o Programa de Enfrentamento à Fila, em que os servidores do órgão terão direito a um adicional para cumprir demandas extras.
O objetivo é reduzir o período inicial de espera em revisão, monitoramento, análise e avaliação social de benefícios administrados pelo Instituto. Além disso, visa dar cumprimento às decisões judiciais com prazo já expirado. A medida busca ainda priorizar o exame médico pericial e análise documental para benefícios e de exame do servidor público federal conforme a lei.
Antes, o pagamento por horas extras não era permitido para essas categorias. A adesão ao programa será de maneira voluntária.