Um dos serviços mais requisitados e desejados por boa parte dos brasileiros é a aposentadoria. O benefício pode ser recebido a partir de uma contribuição mensal durante certo período, sendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o órgão responsável por pagar e manter esse e uma série de benefícios fundamentais para a manutenção do apoio social da população. Quanto à solicitação da aposentadoria, o processo pode ser feito pela internet, por meio do Meu INSS.
Atualmente, a ferramenta ajuda milhares de cidadãos a serem aprovados nos benefícios pretendidos todos os dias, sendo um dos principais a aposentadoria. O site foi criado pela Previdência Social em 2018 e disponibiliza uma variedade de serviços previdenciários, como as modalidades de aposentadoria por idade, especial e por tempo de contribuição.
A função foi adicionada para diminuir o número de pessoas que precisavam se deslocar até as Agências da Previdência Social (APS) e solicitar os serviços. Ademais, é uma forma rápida e simples de tanto o Instituto quanto os segurados tratarem de requerimentos. Todo e qualquer trabalho do servidor ou do cidadão é feito por meio de alguns cliques no computador e no celular.
Para os futuros segurados que desejam realizar seus requerimentos de aposentadoria, confira abaixo como dar entrada no benefício pela internet.
Meu INSS: como solicitar a aposentadoria?
A solicitação de uma aposentadoria é um processo que começa no momento em que a documentação do indivíduo está organizada em mãos. Afinal, são os documentos que devem garantir que o benefício seja concedido sem impedimentos, além de serem fundamentais para a aprovação como pré-requisito.
Por conta do Meu INSS ser uma plataforma online, é importante que toda a documentação esteja disponível no computador, ou seja, em formato .jpg ou .pdf, por exemplo. Quanto ao que é solicitado, a depender do tipo de aposentadoria, será necessário fornecer os seguintes registros:
- Documento de identificação que conste o número do CPF;
- Carteira de Trabalho;
- Extrato previdenciário CNIS;
- Comprovante de residência;
- Requerimento por escrito (opcional);
- Comprovante de períodos de atividade especial, no exterior e rural;
- Períodos de atividade especial;
- Períodos de atividade no exterior;
- Períodos de atividade rural.
A maioria dos documentos acima só será solicitada em determinados casos, como é o caso de períodos de atividade especial, no exterior e rural. Na modalidade por tempo de contribuição, a mais pedida, os papéis essenciais costumam ser o número do CPF, procuração ou termo de representação legal e documento de identificação com foto do procurador ou representante, caso a solicitação seja feita por outro responsável.
Passo a passo da solicitação da aposentadoria
Feita a digitalização dos arquivos informados anteriormente, já é possível partir para a solicitação da aposentadoria. Para isso, basta seguir o passo a passo:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, disponível para sistemas Android e iOS;
- Faça login digitando o CPF e senha cadastrados no sistema;
- No menu principal, clique em “Novo pedido”;
- Na lista, clique em “Aposentadorias e CTC e Pecúlio”, selecionando a aposentadoria desejada;
- Caso surja uma tela solicitando a atualização dos dados, insira os dados necessários e confirme as informações;
- Preencha os dados do requerente e anexe todos os documentos;
- Informe o CEP de residência e a agência bancária em que deseja receber a aposentadoria;
- Confirme a finalização do serviço.
Após a solicitação, basta aguardar o resultado do benefício, que pode ser conferido pelo mesmo endereço. A concessão, por sua vez, pode levar em média 45 dias corridos. Para mais informações, ligue para a central de atendimento no número 135.