Saque FGTS: último dia para ESTE grupo fazer a adesão

Um grupo específico de beneficiários tem até a segunda-feira (31/07) para aderir ao saque-aniversário. Confira qual e como solicitar o serviço.

O pagamento do saque-aniversário para os trabalhadores nascidos em julho que optaram pela modalidade já foi liberado pela Caixa Econômica Federal. A partir da próxima terça-feira (01/08), o benefício poderá ser sacado por um novo grupo de cidadãos, referente aos contemplados do mês de agosto. Com isso, essa segunda-feira (31/07) é o último dia para que uma parte específica dos interessados faça a adesão.

continua depois da publicidade

A modalidade é um serviço do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e permite que um trabalhador formal retire um percentual de sua conta anualmente, no mês de seu aniversário. Por sua vez, o abono, instituído pela Caixa, funciona como uma alternativa além do saque-rescisão, versão tradicional do benefício.

Com a adesão em seu último dia, é fundamental que os cidadãos se atentem aos prazos do serviço. Da mesma forma, é preciso ter em mente que a migração é opcional, mas deve ser informada à Caixa. Ao escolher a modalidade, porém, será preciso renunciar do valor integral do fundo em caso de demissão, o que se configura como medida do saque-rescisão. Para entender mais, confira informações pertinentes a respeito do assunto abaixo.

Leia também

Saque FGTS: último dia para realizar a adesão para este grupo

O prazo para aderir ao saque-aniversário e ainda ter acesso ao saldo no mesmo ano termina sempre no último dia do mês de nascimento do trabalhador, nesse caso, no dia 31. Dessa forma, o saque ainda fica disponível por três meses, contados a partir do primeiro dia útil do mês de nascimento do cidadão.

continua depois da publicidade

Isso significa que todos os trabalhadores formais nascidos em julho ou nos meses seguintes ainda podem aderir ao saque. No caso dos nascidos em julho, o último dia é a segunda-feira (31/07), e o prazo máximo de retirada dos valores é o dia 29 de setembro. Nascidos em maio e junho também ainda podem fazer seus saques: para maio, o último dia também é nessa segunda-feira. Para junho, o último dia é 31 de agosto.

Calendário oficial

A sistemática da modalidade é simples e se baseia em um prazo de adesão ao saque até o último dia do mês de nascimento do trabalhador, com os valores ficando disponíveis por três meses. Para evitar dúvidas, confira o calendário oficial abaixo:

  • Janeiro: de 02 de janeiro a 31 de março de 2023;
  • Fevereiro: de 01 de janeiro a 29 de abril de 2023;
  • Março: de 01 de março a 31 de maio de 2023;
  • Abril: de 03 de abril a 30 de junho de 2023;
  • Maio: 01 de maio a 31 de julho de 2023;
  • Junho: de 01 de junho a 31 de agosto de 2023;
  • Julho: de 03 de julho a 29 de setembro de 2023;
  • Agosto: de 01 de agosto a 31 de outubro de 2023;
  • Setembro: de 01 setembro a 30 de novembro de 2023;
  • Outubro: de 02 de outubro a 29 de dezembro de 2023;
  • Novembro: de 01 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024;
  • Dezembro: de 01 de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.

Como solicitar o saque FGTS?

Para solicitar o saque-aniversário, basta acessar o site do FGTS ou aplicativo, disponível para sistemas Android e iOS. Em qualquer uma das plataformas, é preciso clicar em “Meu FGTS” e em “Saque-aniversário”. Após ler e concordar com os termos e condições, basta selecionar a opção “Aderir ao saque-aniversário”.

continua depois da publicidade

É válido reforçar que, ao optar pela modalidade, o trabalhador perderá o direito de receber os benefícios do saque-rescisão, como o saque do valor integral em caso de demissão. Ao mudar de ideia, também será preciso esperar 24 meses para retornar à modalidade comum.

Leia também

Concursos em sua
cidade