Mais de 1,7 milhão de brasileiros estão na fila de espera do INSS, segundo dados atualizados pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social. A maioria aguarda análises administrativas variadas (1,1 milhão entre aposentadorias, auxílios e pensões) ao passo que 596,6 mil pessoas esperam perícias médicas. Recentemente, o órgão atualizou seus canais de atendimento para que os segurados possam acompanhar seus pedidos.
Segundo o órgão, 60% dos requerimentos recebem retornos de análise em até 90 dias, prazo que ainda está quem do estipulado. “A nossa intenção é até dezembro ficar com toda a fila enquadrada na lei, que é 45 dias de demora”, destacou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, no início deste mês, quando foi lançado o Portal da Transparência Previdenciária.
“Para segurança dos cidadãos, o INSS nunca solicita dados por e-mail, nem faz atendimento pelos e-mails institucionais (@inss.gov.br), que são específicos para assuntos internos da instituição”, explica o órgão.
“O INSS somente entra em contato com os segurados nos casos de: remarcação de atendimento, concessão/negativa de benefício, comparecimento à Agência da Previdência Social (APS) e para cumprimento de exigência. Mesmo assim, o servidor informa os dados, não pede ao segurado”, destaca o Instituto.
Quais os canais oficiais do INSS?
Lançado no último dia 5, o Portal da Transparência INSS detalha quantos solicitações estão à espera de finalizações em três categorias. Confira a tabela:
O portal é apenas uma página para consulta de dados sobre o INSS, que disponibiliza aos segurados e contribuintes os quatro canais de atendimento listados a seguir.
Meu INSS
Um dos principais canais de atendimento é a plataforma Meu INSS, que pode ser acessada tanto pelo site como via app para tablets e celulares (Android e iOS).
“No aplicativo é possível também fazer consultas, emitir extratos, realizar agendamentos e solicitar serviços. Quem não tem tanta intimidade com tecnologia ainda pode contar com a ajuda da Helô (assistente virtual), que, ali dentro, explica o passo a passo para todos os serviços”, ressalta o INSS.
Site do INSS
O site do INSS também disponibiliza serviços que dispensam o atendimento presencial, com foco em informações, comunicados e notícias sobre benefícios e novidades do órgão.
Para consultar dados pessoais, é necessário inserir login e senha cadastrados na plataforma “gov.br”, além de informar o CPF.
Telefone 135
A central telefônica do INSS atende gratuitamente pelo número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Desde 2022, a Central INSS passou a permitir ligações gratuitas também de telefones celulares, e não apenas de números fixos – como funcionava, até então.
Antes disso, quem ligava de celular precisava pagar o preço de uma ligação local para realizar o atendimento. “Por ser considerado um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas a partir de celular também serão gratuitas”, ressaltou na época.
Ouvidoria INSS
Por fim, o INSS conta com a Ouvidoria para receber denúncias, reclamações, sugestões e elogios. Interessados precisam cadastrar informações prévias no site institucional, que permite acompanhar o andamento do processo.
Vale ressaltar que quem preferir atendimento presencial pode se dirigir a uma das unidades do INSS.