Na noite de ontem (26), a Caixa Econômica Federal divulgou que benefícios sociais como o Bolsa Família poderão ser pagos, futuramente, por meio do real digital, uma criptomoeda desenvolvida por empresas autorizadas pelo Banco Central. Se passar nos testes em andamento, o projeto poderá incluir ainda repasse de acertos trabalhistas e financiamentos imobiliários, segundo a instituição.
No mesmo dia, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) emitiu alerta sobre um novo golpe direcionado aos participantes do Bolsa Família: a falácia do pagamento das parcelas mensais via Pix. Descubra a seguir todos os detalhes sobre esses dois temas e saiba quais são as maneiras seguras de sacar o Bolsa Família em 2023.
Bolsa Família com criptomoedas?
“Dá para pensar em pagar benefícios sociais e trabalhistas com moeda tokenizada [moeda convertida em ativos digitais] no futuro”, afirmou a presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, nesta quarta (26), ao pontuar que a presença do banco em 99% dos municípios “é um grande celeiro para testar soluções”.
As informações são da Agência Brasil, que cobriu o lançamento do consórcio de implementação do chamado projeto-piloto do real digital. Os testes dos sistemas autorizados pelo BC começam em setembro.
Para acelerar o processo de implementação da criptomoeda oficial do governo, o Real Digital que poderá ser usado para pagar o Bolsa Família, a Caixa firmou parceria com duas empresas, Elo e Microsoft. De acordo com a Agência Brasil:
“A tokenização pode ser definida como a representação digital de um bem ou de um produto financeiro, que facilita as negociações em ambientes virtuais. Por meio de uma série de códigos com requisitos, regras e processos de identificação, os ativos (ou frações deles) podem ser comprados e vendidos em ambientes virtuais. Em testes desde março, o real digital deve estar disponível para a população só no fim de 2024.”
Posso receber o Bolsa Família via Pix?
Direto ao ponto, a resposta é: não, não é possível receber o Bolsa Família via Pix, pelo menos até o momento. É o que alerta o MDS, vinculado do governo federal, em nota emitida também na última quarta-feira (26):
Afinal, como sacar o Bolsa Família?
Códigos de token estão em estudo para 2024, fazendo com que o pagamento do Bolsa Família via Real Digital seja um projeto futuro. Além disso, o Pix não é uma possibilidade. Mas existe uma série de opções para saque seguro das parcelas pagas pelo programa.
Na última quinzena de cada mês, nos 10 últimos dias úteis, o Bolsa Família libera valores mínimos de R$ 600 para integrantes devidamente cadastrados, que podem recorrer a uma das mais de 10 mil agências lotéricas. O saque é feito em dinheiro via cartão oficial do programa.
Outra opção, para quem não tem o cartão, é utilizar o aplicativo Caixa Tem e gerar o código de saque, que expira em uma hora. Terminais de autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui completam a lista de opções oficiais e seguras. Acesse aqui o passo a passo de como sacar o Bolsa Família em 2023.