O Cadastro Único, ou CadÚnico, é o principal instrumento do governo para inclusão de famílias de baixa renda em programas federais fundamentais como o Bolsa Família. Recentemente, o governo de um estado em específico anunciou que os inscritos no CadÚnico passarão a ter prioridade em vagas de emprego na região, com um percentual assegurado de 10% das posições com contratos terceirizados.
Tratando-se da maior plataforma de transferência de renda do mundo, o serviço busca auxiliar grupos em situação de pobreza e extrema pobreza com uma série de iniciativas e incentivos, sendo o acesso ao mercado de trabalho um deles. Afinal, com a exigência de capacitação cada vez mais presente, oferecer a especialização a este público é fundamental.
Inscritos no CadÚnico terão prioridade em vagas de emprego neste estado: confira
A medida que estabelece a priorização de ações para ampliar a ocupação de vagas no mercado de trabalho por inscritos no sistema do CadÚnico foi anunciada pelo governo do Ceará. Uma das prioridades do estado é combater a fome e melhorar a condição de vida dos cearenses e, por tal motivo, deputados e deputadas deram o aval para a proposta do Executivo Estadual a respeito da liberação de posições.
Anunciada no início da semana passada pelo governador Elmano de Freitas, a proposta foi aprovada na última quarta-feira (12/07), na Assembleia Legislativa. No projeto, o governo do estado avalia como inegável a importância de programas como o Bolsa Família para milhões de brasileiros necessitados.
Como informado anteriormente, o estado deve assegurar a reserva de 10% das vagas de contratos terceirizados para cidadãos inscritos no CadÚnico. Esta medida busca garantir emprego e renda aos que mais precisam, permitindo que famílias assistidas pelo Poder Público tenham autonomia financeira, acessando direitos fundamentais básicos.
O serviço de contratação ainda deve observar os termos, limites e condições estabelecidas em decreto. Assim, se por motivo justificado a reserva não possa ser observada, seja total ou parcialmente, as vagas remanescentes retornarão aos trabalhadores em geral.
Ceará sem Fome
De acordo com o secretário estadual do Trabalho, Vladyson Viana, uma das prioridades da gestão do governador é o combate à fome no estado. Assim, foi também lançado o programa Ceará sem Fome, que ainda está em fase de implementação.
“Aliado ao Bolsa Família, fará uma grande ação de transferência de renda e segurança alimentar para toda a população cearense que mais precisa”, disse Viana. Desse modo, além de garantir direitos básicos, a outra prioridade é superar da condição de miséria dos cearenses que se encontrem em situação de vulnerabilidade.
“Para isso, a autonomia econômica é fundamental. Por isso, mais essa importante medida de priorizar, no processo de intermediação de mão de obra do sistema público de emprego, os trabalhadores beneficiários do Bolsa Família ou que estejam no Cadastro Único”, pontuou o secretário.
Sobre o CadÚnico
O Cadastro Único é um sistema que funciona como um mapa das famílias de baixa renda no país. Ele busca mostrar ao governo quem são estes grupos, como vivem e o que precisam para melhorar suas vidas. A partir desses dados, é possível receber benefícios sociais como o Bolsa Família e o TSEE, que garante descontos na conta de luz.
O cadastro é feito para as famílias que vivem com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa por meio de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Vale lembrar que muitos estados e municípios possuem seus próprios programas que utilizam o sistema, que deve ser consultado no CRAS ou Posto de Cadastramento.