Os trabalhadores nascidos em julho que aderiram à modalidade de saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) já podem retirar os valores desde o início da semana, na segunda-feira (03/07). Por meio do benefício, os cidadãos podem realizar o saque de parte do saldo de suas contas do Fundo anualmente, sempre em seu mês de aniversário. A partir de então, os valores ficam disponíveis por três meses.
Por sua vez, a adesão ao serviço é opcional, e quem não opta por ela permanece na sistemática padrão do FGTS, que é o saque-rescisão. Quanto à liberação, os saques seguem um calendário pré-definido, que sempre se iniciam no primeiro dia útil do mês de nascimento do trabalhador.
Para entender mais sobre o benefício, confira as informações principais a respeito do saque-aniversário e o que os nascidos em julho podem fazer para consultar seus valores.
Nascidos em julho já podem retirar o saque-aniversário: confira
O prazo para os trabalhadores nascidos em junho aderirem ao saque-aniversário acabou na última sexta-feira (30/06), e desde segunda-feira (03/07), o Fundo liberou para que aqueles nascidos em julho também possam selecionar a modalidade e ainda retirar dinheiro de suas contas.
Neste sentido, é importante ter em mente que, de modo que seja possível ter acesso ao saldo no mesmo ano, é preciso fazer a solicitação sempre até o último dia do mês de nascimento do cidadão. A partir de então, como informado anteriormente, os valores ficam disponíveis por três meses, contados a partir do primeiro dia útil do mês em questão.
Com isso, aqueles nascidos em julho começaram a receber suas parcelas recentemente, e possuem como prazo máximo de retirada o dia 29 de setembro. Enquanto isso, trabalhadores nascidos em maio e junho também ainda podem fazer seus saques. Para os nascidos em maio, o último dia é 31 de julho, e para os nascidos em junho, o último dia é 31 de agosto.
Para entender melhor sobre a sistemática do saque-aniversário, confira o calendário oficial abaixo:
- Janeiro: de 02 de janeiro a 31 de março de 2023;
- Fevereiro: de 01 de janeiro a 29 de abril de 2023;
- Março: de 01 de março a 31 de maio de 2023;
- Abril: de 03 de abril a 30 de junho de 2023;
- Maio: 01 de maio a 31 de julho de 2023;
- Junho: de 01 de junho a 31 de agosto de 2023;
- Julho: de 03 de julho a 29 de setembro de 2023;
- Agosto: de 01 de agosto a 31 de outubro de 2023;
- Setembro: de 01 setembro a 30 de novembro de 2023;
- Outubro: de 02 de outubro a 29 de dezembro de 2023;
- Novembro: de 01 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024;
- Dezembro: de 01 de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.
Valor do saque-aniversário
Quanto aos valores que os trabalhadores podem receber por meio desta modalidade, a quantia liberada anualmente depende do saldo somado das contas no FGTS do cidadão, no caso daqueles que possuem mais de uma. Existem sete faixas de pagamento.
Com isso, o saque-aniversário permite o resgate de 50% do fundo para aqueles com mais de R$ 500 na conta, sendo o percentual mínimo de 5% mais um adicional fixo, no caso daqueles que têm mais de R$ 20 mil. Assim, o percentual cai conforme a quantidade de dinheiro aumenta.
Como aderir ao saque-aniversário?
Para aderir ao saque-aniversário, antes de mais nada, é preciso fazer a solicitação pelo site do FGTS ou por aplicativo, disponível em sistemas Android e iOS. Em ambos os casos, é necessário clicar em “Meu FGTS” e então em “Saque-aniversário”, lendo e concordando com os termos e condições e clicando em “Aderir ao saque-aniversário”.
Por outro lado, vale lembrar que quem optar por esta modalidade, mas mudar de ideia deverá esperar 24 meses para retornar à comum. Enquanto isso, quem prefere o saque-rescisão e continua sacando o valor integral em caso de demissão não deve realizar nenhum procedimento.