Calendário INSS paga segunda parcela do 13° para novo grupo

O INSS começa a pagar a segunda parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem mais de um salário mínimo.

A segunda parcela do 13º salário INSS começou a ser paga no dia 26 de junho e liberada apenas aos beneficiários que recebem até um salário mínimo. Nesta segunda-feira (03/07), no entanto, outro grupo começou a receber as quantias, as quais vêm sendo pagas com a parcela do mês de junho do Instituto Nacional do Seguro Social.

continua depois da publicidade

O décimo terceiro salário é destinado aos beneficiários do INSS que recebem auxílios previdenciários, como aposentadoria, pensão, auxílio-doença e licença maternidade. Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada não tem direito ao pagamento extra. Vale salientar que o desconto do Imposto de Renda incidirá na segunda parcela do 13º salário do INSS.

Segunda parcela do 13º salário INSS é liberada para novo grupo

Leia também

Nesta segunda-feira (03/07), está disponível a segunda parcela do 13º salário INSS Beneficiários com NIS terminado em 1 ou 6 que recebem mais de um salário mínimo (R$ 1.320). Além disso, os repasses incluem o pagamento de junho dos aposentados, pensionistas e demais beneficiários.

O cronograma continua contemplando os segurados que recebem até um piso nacional. Quem começa recebendo esta semana são aqueles que têm NIS final 6. A seguir, confira o calendário completo da segunda parcela do 13º salário INSS e o benefício de junho:

continua depois da publicidade

Segurado que recebe até um salário

  • Benefício com NIS finalizando em 1: foi liberado em 26 de junho;
  • Benefício com NIS finalizando em 2: foi liberado em 27 de junho;
  • Benefício com NIS finalizando em 3: foi liberado em 28 de junho;
  • Benefício com NIS finalizando em 4: foi liberado em 29 de junho;
  • Benefício com NIS finalizando em 5: foi liberado em 30 de junho;
  • Benefício com NIS finalizando em 6: disponível nesta segunda-feira, 3 de julho (HOJE);
  • Benefício com NIS finalizando em 7: 4 de julho;
  • Benefício com NIS finalizando em 8: 5 de julho;
  • Benefício com NIS finalizando em 9: 6 de julho;
  • Benefício com NIS finalizando em 0: 7 de julho.

Segurado que recebe mais de um salário

  • Benefício com NIS finalizando em 1 ou 6: disponível nesta segunda-feira, 3 de julho (HOJE);
  • Benefício com NIS finalizando em 2 ou 7: 4 de julho;
  • Benefício com NIS finalizando em 3 ou 8: 5 de julho;
  • Benefício com NIS finalizando em 4 ou 9: 6 de julho;
  • Benefício com NIS finalizando em 5 ou 0: 7 de julho.
calendário inss 2023, calendário aposentadoria inss 2023

Foto: Divulgação / INSS

continua depois da publicidade

Consulta aos pagamentos do INSS

O calendário de pagamentos, além dos valores repassados pelo Instituto Nacional do Seguro Social, poderá ser consultado no canal Meu INSS, disponível para aparelhos (Android ou iOS) ou pelo site. Em ambos os casos, o login será pela conta GOV.BR.

Ao acessar a plataforma, informe o número do seu CPF, clique em continuar e depois digite a sua senha. Na tela inicial, selecione o extrato de pagamento e clique no benefício de junho ou décimo terceiro salário do INSS.

Revisão da Vida Toda INSS: justiça propõe grupo de trabalho

O Conselho da Justiça Federal visa montar um grupo de trabalho que será responsável apenas por fazer a análise da revisão da vida toda na Justiça. A correção das quantias tem o objetivo de incluir salários antigos na aposentadoria do INSS para aumentar o benefício.

continua depois da publicidade

Os desembargadores do Conselho reuniram em documento propostas para o andamento da revisão da vida toda INSS. Conforme a entidade, a maioria dos segurados terá direito a até 60 salários mínimos, com ações realizadas junto ao Juizado Especial Federal.

O documento do Conselho aponta que há, pelo menos, 17 mil ações solicitando respostas junto ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, propostas após liberação da revisão por parte do Supremo.

A preocupação é pela dificuldade de fazer a correção, que exige análise de toda a vida de contribuições ao INSS pelo segurado. Para ter direito à revisão, é necessário estar aposentado, com o benefício concedido pela primeira vez entre 1999 e 2019.

Leia também

Concursos em sua
cidade