O Bolsa Família foi bloqueado para milhares de famílias que tinham dados inconsistentes junto ao Cadastro Único do Governo Federal. Na maior parte das vezes, o bloqueio aconteceu para famílias unipessoais, compostas por uma única pessoa. Agora, o governo federal vem atuando no sentido de desbloquear os benefícios após atualização dos dados.
No dia 27 de junho, última terça-feira, o ícone no aplicativo ao lado do extrato de pagamento estava verde para alguns inscritos, afirmando que o benefício havia sido retomado. Nos próximos dias, muitos beneficiários poderão ter acesso às quantias retroativas do Bolsa Família.
Desbloqueio do Bolsa Família
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, novos desbloqueios do Bolsa Família serão realizados ainda neste final de junho. Com a implantação da nova versão do programa concluída neste mês, algumas alterações na base de beneficiários vêm sendo realizadas, como a redução do valor do auxílio para mais de 730 mil famílias.
Agora, aos poucos a Caixa Econômica Federal vem atualizando a situação do benefício para famílias bloqueadas que realizaram as alterações necessárias no Cadastro Único. Vale salientar que o benefício será desbloqueado apenas às famílias que, após atualização dos dados, permanecerem cumprindo as regras do programa.
Ainda de acordo com o cronograma publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, uma nova rodada de desbloqueios está prevista para acontecer nesta sexta-feira, 30 de junho.
Como saber se o Bolsa Família foi desbloqueado?
Os beneficiários do Bolsa Família, antigo Auxílio Brasil, que tiveram o bloqueio em razão de falta de atualização cadastral podem conferir se os valores já estão disponíveis para saque.
A consulta pode ser realizada por meio dos canais oficiais do programa social, que trazem informações específicas e gerais do benefício. A seguir, confira onde é possível obter mais detalhes sobre o Bolsa Família:
- Aplicativo do Caixa Tem;
- Aplicativo do Bolsa Família;
- Aplicativo do Cadastro Único;
- Portal Cidadão da Caixa;
- Telefone 121 do Ministério do Desenvolvimento Social;
- Central de atendimento da Caixa Econômica Federal no telefone 111.
Se após acessar uma dessas plataformas houver a confirmação de que o benefício foi desbloqueado, o Responsável Familiar precisará comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, com documento de identificação, para fazer o saque das parcelas de direito.
Bloqueio do Bolsa Família: entenda
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome fez todo o procedimento de Qualificação Cadastral, no sentido de antecipar os bloqueios de benefícios decorrentes da Averiguação Unipessoal. O objetivo era de evitar o pagamento incorreto dos benefícios sociais.
Os cancelamentos do Bolsa Família começaram em março, quando foram identificadas famílias com divergências entre os dados de renda declarados e os rendimentos encontrados em outras bases de dados.
Ao todo, mais de 1,8 milhão de inscritos no Bolsa Família tiveram o benefício cancelado entre os meses de janeiro e maio de 2023. A maioria deles, segundo o governo federal, é proveniente do Auxílio Brasil, tendo ingressado no programa às vésperas das eleições presidenciais do ano passado como família unipessoal.
Conforme o ministério responsável, ao longo deste ano e do próximo, as famílias serão convocadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) para atualização dos dados.