Calendário INSS de junho: novo grupo recebe parcela regular e 13° adiantado

Segurados recebem valores de junho com acréscimo do 13º do INSS. Confira valores, datas e calendário completo.

O INSS libera hoje (29) os valores de junho, na faixa entre R$ 1,3 mil e R$ 7,5 mil, com acréscimo da segunda parcela do 13º salário. O calendário se estende até o próximo dia 7, quando terá alcançado mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas, segundo o Instituto Nacional de Seguro Social.

continua depois da publicidade

Veja a seguir o cronograma completo INSS de junho. Saiba também quem tem direito ao abono antecipado e como é realizado o cálculo dessa segunda parcela.

INSS de hoje: pagamentos de junho e do 13º salário

Leia também

Como de costume, a organização dos repasses escalonados leva em conta o Número de Inscrição Social (NIS) dos segurados, divididos em dois grupos pelo Instituto:

Quem recebe até um salário mínimo

  • Finais 1 a 3 no NIS – INSS de junho + segunda parcela do 13º liberados;
  • NIS final 4 – pagamento simultâneo disponível hoje, 29;
  • NIS final 5 – amanhã, 30;
  • NIS final 6 – segunda-feira, 3 de julho;
  • NIS final 7 – terça-feira, 4;
  • NIS final 8 – quarta-feira, 5;
  • NIS final 9 – quinta-feira, 6;
  • NIS final 0 – sexta-feira, 7.

Quem recebe mais de um salário mínimo

  • NIS finais 1 e 6 – INSS de junho + segunda parcela do 13º liberados na próxima segunda, 3 de julho;
  • NIS finais 2 e 7 – terça, 4;
  • NIS finais 3 e 8 – quarta, 5;
  • NIS finais 4 e 9 – quinta, 6;
  • NIS finais 5 e 0 – sexta, 7.

Quem recebe a segunda parcela do 13º INSS?

O pagamento mensal de maio foi liberado nas mesmas datas da primeira parcela do 13º. Naquela ocasião, os segurados receberam exatamente a metade do abono natalino de direito. Agora, é a vez da segunda e última parcela adiantada, com a diferença que incidem sobre ela descontos entre 7,5% e 14%, a exemplo da tributação do Imposto de Renda.

continua depois da publicidade

Segurados que começaram a acessar os benefícios de direito somente este ano, a partir de maio, contam com valor do 13º salário do INSS proporcional à quantidade de meses. Para esses, o abono será liberado somente em novembro.

Em síntese, quem recebeu a primeira parcela em maio recebe a segunda parcela agora. Esse grupo é formado por aposentados e pensionistas do INSS (pensão por morte e auxílios acidente, reclusão e doença/por incapacidade temporária).

Também conhecido como abono natalino, o 13º adiantado pelo INSS não é pago a titulares vinculados à renda vitalícia e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Funai e INSS firmam novo acordo

A partir de agora povos originários contarão com uma novidade no processo de solicitação dos benefícios previdenciários de direito. É o que determina portaria publicada na última terça-feira (27), pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas, com o objetivo de regulamentar a emissão da chamada Certidão de Exercício de Atividade Rural (Cear).

continua depois da publicidade

“De acordo com a nova regra, a Funai será responsável pela emissão do documento para indígenas que comprovarem o exercício de atividades de agricultura, extrativismo vegetal, pesca artesanal ou artesanato, mesmo que a atividade seja exercida fora de território indígena. As atividades que justificam a emissão do Cear podem ser exercidas tanto de forma individual quanto em regime familiar”, informa a Agência Brasil.

parceria entre funai e inss para emissão do cear

Reprodução: Agência Brasil

A parceria entre INSS e Funai vem sendo anunciada desde o final do mês passado, quando os dois órgãos firmaram um acordo de cooperação técnica (ACT) para permitir a integração das bases de dados.

Durante a cerimônia de assinatura, realizada na sede da Funai, em Brasília, a titular Joenia Wapichana destacou a importância da nova etapa. “Facilitar o acesso aos benefícios sociais é levar o direito aos povos indígenas que estão mais distantes”, ressaltou.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade