O calendário de pagamentos do INSS começa nesta segunda-feira (26/06). As quantias serão liberadas de maneira organizada, com base no Número de Identificação Social (NIS) e a quantia que o segurado recebe. Os valores pagos correspondem aos repasses de junho e a segunda parcela do 13º salário.
O cronograma de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social libera quantias que chegam a R$ 7.507,49. Vale salientar que para os benefícios que começaram a ser concedidos após o mês de maio de 2023, o pagamento do abono anual será realizado por meio de parcela única, juntamente com a mensalidade de novembro deste ano.
Calendário de pagamentos INSS em junho
Como de praxe na organização dos pagamentos, os valores de direito para aposentados e pensionistas do INSS começam a ser liberados ao final de cada mês, a partir dos cinco últimos dias úteis e encerrando na primeira semana do mês seguinte. O escalonamento é feito conforme o dígito final do número do cartão do titular. Confira as datas de junho:
Segurados que recebem até um salário mínimo
Os pagamentos estão organizados da seguinte maneira:
- NIS com o final 1: 26 de junho (HOJE);
- NIS com o final 2: 27 de junho;
- NIS com o final 3: 28 de junho;
- NIS com o final 4: 29 de junho;
- NIS com o final 5: 30 de junho;
- NIS com o final 6: 3 de julho;
- NIS com o final 7: 4 de julho;
- NIS com o final 8: 5 de julho;
- NIS com o final 9: 6 de julho;
- NIS com o final 0: 7 de julho.
Segurados que recebem mais de um salário mínimo
Os repasses serão realizados nas seguintes datas:
- NIS com finais 1 ou 6: 3 de julho;
- NIS com finais 2 e 7: 4 de julho;
- NIS com finais 3 e 8: 5 de julho;
- NIS com finais 4 e 9: 6 de julho;
- NIS com finais 5 e 0: 7 de julho.
Quem recebe o 13º salário do INSS?
Assim como aconteceu na liberação da primeira parcela do 13º salário, o extrato do INSS já está disponível para conferir valores, datas e mais informações.
Quem teve acesso à primeira parcela do abono adiantado pelo Instituto em maio, vai receber a segunda até dia 07 de julho. Vale lembrar que nesse último pagamento haverá descontos do Imposto de Renda, caso a quantia recebida exija isso. Os demais devem ter acesso aos valores em novembro.
Vale salientar que o 13º salário INSS é destinado aos beneficiários que recebem alguns benefícios, como:
- Aposentadoria especial;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-doença;
- Benefício assistencial;
- Pensão por morte;
- Salário-maternidade.
Assim, não tem direito ao abono natalino do INSS quem é vinculado à renda vitalícia e ao Benefício de Prestação Continuada.
Consulta dos pagamentos INSS
Para saber mais informações sobre os pagamentos, como cronograma de liberação e valores, é possível acessar o canal Meu INSS, por meio do app (Android ou iOS) ou pelo site. Em ambos os casos, o login se dará por meio da sua conta GOV.BR.
Em seguida, informe o número do CPF e selecione a opção continuar. Após isso, digite a sua senha e acesse a plataforma. Na tela inicial, consulte o extrato de pagamento clicando no benefício de junho ou 13º salário do INSS.
Uma vez aberto, o extrato de pagamento do Meu INSS vai informar tanto o valor e o dia de pagamento da parcela referente ao mês de junho, por meio do código 101, como o 13º salário do INSS com o código 104.