CadÚnico: como fazer a atualização dos dados pelo aplicativo?

O acesso a benefícios sociais de âmbito federal, estadual e municipal é feito por meio do Cadastro Único, por isso é fundamental a atualização dos dados através do aplicativo.

A atualização do Cadastro Único tem se tornado cada vez mais crucial, devido à constante análise e revisão dos cadastros existentes. Essas ações têm como objetivo remover dos programas sociais, especialmente do Bolsa Família, aqueles que já não atendem mais aos critérios para receber os benefícios.

continua depois da publicidade

Em suma, é obrigatório atualizar o cadastro a cada dois anos ou sempre que houver alterações na composição familiar. A boa notícia é que você pode realizar esse processo de maneira simples através do aplicativo ou site, usando o seu celular. Veja como proceder a seguir.

O que é o CadÚnico e como se inscrever?

O Cadastro Único (CadÚnico) é um banco de dados do governo federal para inscrição de famílias de baixa renda. Através desse sistema, os órgãos de assistência social acompanham a situação de pobreza em diferentes regiões.

Leia também

Portanto, é importante manter o cadastro atualizado para que o poder público possa identificar as pessoas que realmente necessitam de auxílio. Caso contrário, o cidadão pode ser excluído dos benefícios. Podem se inscrever no CadÚnico os seguintes grupos:

continua depois da publicidade
  • Pessoas com renda mensal de até meio salário mínimo per capita;
  • Pessoas com renda acima desse limite, mas que estejam vinculadas a algum programa ou benefício que utilize o CadÚnico em suas concessões.

Além da inscrição neste sistema, as famílias que cumprirem as regras de elegibilidade podem ter acesso a benefícios como o Bolsa Família, Auxílio Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção de taxas em concursos públicos, ID Jovem, Carteira do Idoso, Programa Minha Casa Minha Vida, Programa Bolsa Verde e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Quem precisa atualizar o CadÚnico?

É necessário realizar a atualização do Cadastro Único a cada dois anos ou sempre que ocorrerem mudanças na composição familiar. No entanto, devido ao pente-fino do governo, é preciso considerar os seguintes aspectos:

continua depois da publicidade
  • Todas as famílias inscritas no Bolsa Família que forem convocadas, devem comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualizar seus cadastros;
  • Famílias que ultrapassaram o limite de renda estabelecido para o programa social do qual são beneficiárias também devem atualizar seus cadastros;
  • Famílias 'unipessoais' que informaram incorretamente os dados, também precisam atualizar suas informações.

Como fazer a atualização dos dados pelo celular?

Você pode atualizar os dados do Cadastro Único pelo celular, através dos seguintes canais:

1. Pelo aplicativo

  • Baixe o aplicativo do Cadastro Único (Android e iOS);
  • Abra o aplicativo e clique em "Entrar";
  • Preencha as informações solicitadas na tela.

2. Pelo portal do Cadastro Único

  • Acesse o portal do Cadastro Único;
  • Preencha o CPF;
  • Informe a data de nascimento;
  • Clique em "Consultar";
  • Aguarde aparecer uma janela com informações ou atualização.

3. Por telefone

  • Ligue para 0800 707 2003 (a chamada é gratuita);
  • Selecione a opção 5.

Por fim, é importante ressaltar que, se você tiver o benefício bloqueado, mesmo atualizando as informações do CadÚnico pelo celular, é recomendado comparecer ao CRAS para finalizar a atualização, apresentando os documentos necessários.

Contudo, antes de comparecer ao CRAS, verifique na Secretaria de Assistência Social ou na prefeitura se é necessário agendar um horário ou obter uma senha de atendimento, pois muitas cidades organizam-se para atender às famílias de acordo com a demanda.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade