Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que esperam pela segunda parcela do 13º salário podem ficar de olho no cronograma de pagamentos. Pelo quarto ano seguido, o calendário sofreu antecipação, estando a segunda parcela na iminência de ser repassada.
Prevista originalmente para o mês de dezembro, a segunda parcela será antecipada, atendendo cerca de 30 milhões de beneficiários que esperam ansiosamente por mais uma etapa do salário, que será liberada em breve.
Estipulada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no início de maio deste ano, a antecipação do décimo terceiro salário para os segurados do INSS vai movimentar mais de R$ 60 bilhões.
13º salário INSS: liberação da segunda parcela
O governo federal antecipou, pelo quarto ano seguido, o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS. O depósito da primeira parcela começou em maio, finalizando no dia 7 de junho.
Dessa forma, beneficiários que esperam pela segunda parcela vão receber o benefício a partir do dia 26 de junho. O pagamento segue até o dia 7 de julho, e primeiro serão contemplados aqueles que recebem até um salário mínimo.
O pagamento leva em conta o final do NIS (Número de Inscrição Social) do beneficiário, e é dividido em trabalhadores que recebem até um salário mínimo e aqueles que recebem acima do piso salarial.
Quem pode receber a segunda parcela do 13º salário?
Antecipada para o dia 26 de junho, a segunda parcela do 13º salário estará disponível para todos os segurados do INSS que receberam a primeira parcela, independente do benefício. Desta forma, estão aptos também os beneficiários que recebem:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Salário-maternidade;
- Auxílio-reclusão.
Vale dizer que pessoas que recebem outros benefícios assistenciais do INSS, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Renda Mensal Vitalícia (RMV) não possuem o direito a receber o 13º salário.
13º salário INSS: calendário de pagamentos
O calendário de pagamentos da segunda parcela do 13º salário seguirá o final do NIS (Número de Identificação Social) de cada trabalhador. Nesse sentido, os pagamentos acontecem da seguinte forma:
Trabalhadores que ganham até um salário
- Final do NIS 1 – pagamento em 26 de junho;
- Final do NIS 2 – pagamento em 27 de junho;
- Final do NIS 3 – pagamento em 28 de junho;
- Final do NIS 4 – pagamento em 29 de junho;
- Final do NIS 5 – pagamento em 30 de junho;
- Final do NIS 6 – pagamento em 3 de julho;
- Final do NIS 7 – pagamento em 4 de julho;
- Final do NIS 8 – pagamento em 5 de julho;
- Final do NIS 9 – pagamento em 6 de julho;
- Final do NIS 0 – pagamento em 7 de julho.
Trabalhadores que recebem acima de um salário mínimo
Pessoas que recebem acima de um salário mínimo começam a receber a segunda parcela em julho. Confira:
- Final do NIS 1 e 6 – pagamento em 3 de julho;
- Final do NIS 2 e 7 – pagamento em 4 de julho;
- Final do NIS 3 e 8 – pagamento em 5 de julho;
- Final do NIS 4 e 9 – pagamento em 6 de julho;
- Final do NIS 5 e 0 – pagamento em 7 de julho.
Consultas ao 13º salário do INSS
Os trabalhadores interessados em consultar a situação do 13º salário podem realizar o processo de maneira online, acessando a plataforma do Meu INSS. A consulta deve ser feita seguindo as instruções:
- Acesse o portal Meu INSS (pelo site ou aplicativo);
- Para realizar login, o usuário deve entrar no ambiente do governo federal (gov.br);
- Na página inicial, procure por “extrato de pagamento”;
- Na tela seguinte, o beneficiário tem acesso ao valor do benefício e da previsão de pagamento.
A consulta também pode ser feita a partir da central telefônica disponível para atendimento do INSS. Para isso, basta ligar no telefone 135, de segunda a sábado, sempre no horário entre 7h e 22h.