Nova plataforma de renegociação de dívidas deve ser lançada em setembro

Apesar da previsão inicial ter sido julho, o lançamento da nova plataforma de renegociação de dívidas do governo federal deve ocorrer somente em setembro.

A partir de setembro, o Desenrola Brasil, um programa do governo federal voltado para ajudar pessoas físicas a renegociarem suas dívidas, abrirá sua plataforma para o público da faixa 1, que abrange cerca de 40 milhões de pessoas.

continua depois da publicidade

A nova data foi anunciada por Marcos Barbosa Pinto, secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda. O objetivo principal do programa é facilitar a renegociação de dívidas entre pessoas físicas e empresas credoras. Continue lendo e veja como vai funcionar.

Como o programa de renegociação de dívidas vai funcionar?

Leia também

O programa será dividido em duas faixas para atender diferentes perfis de endividados. A faixa 1 é destinada a pessoas com renda mensal de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que o valor da dívida não ultrapasse R$ 5 mil. A segunda faixa abrange pessoas que possuem dívidas diretamente com bancos.

Os participantes terão a opção de pagar suas dívidas integralmente ou parcelá-las em até 60 meses, contando com a autorização de instituições financeiras reguladas pelo Banco Central.

continua depois da publicidade

Ao quitarem as pendências, seus nomes serão retirados dos sistemas de cobrança, ou seja, terão suas “reputações financeiras” restabelecidas, o que lhes proporcionará maior facilidade na obtenção de empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.

A previsão é que o aplicativo do Desenrola, pelo qual serão feitas as negociações, seja concluído entre agosto e setembro, mas o projeto ainda precisará ser enviado ao Congresso para aprovação.

As empresas credoras deverão se cadastrar para oferecer descontos, e posteriormente serão convidadas a participar de leilões inversos, de acordo com suas áreas de atuação.

Aqueles que oferecerem os maiores descontos vencerão os leilões, e então os descontos poderão ser consultados pelos brasileiros interessados.

Novo cronograma do Desenrola Brasil

Julho

No próximo mês, as empresas credoras terão a oportunidade voluntária de cadastrar as dívidas dos brasileiros que se enquadram na Faixa 1 do programa. Estima-se que cerca de 200 mil empresas devem aderir a essa iniciativa.

continua depois da publicidade

Agosto

Em agosto, as empresas credoras anunciarão os descontos que estão dispostas a oferecer para cada devedor. Nessa fase, terá início o leilão das dívidas, onde serão realizadas categorias específicas, como contas de água, luz, débitos bancários, entre outros.

As empresas que estiverem dispostas a conceder os maiores descontos serão as vencedoras do leilão e, assim, começarão a atuar no Desenrola.

Setembro

Finalmente, no mês de setembro, a plataforma estará disponível para todo o público da Faixa 1. Através do site, os devedores poderão conferir uma lista com todas as dívidas cadastradas e as opções de desconto disponíveis.

Em seguida, terão o direito de escolher entre o pagamento integral com um desconto maior ou optar pelo parcelamento. O prazo máximo para o financiamento das dívidas será de até 5 anos, com juros limitados a 1,99% ao mês.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade