ESTE estado tem passagem gratuita para desempregados; veja como conseguir

Medida tem como objetivo auxiliar desempregados de todo o estado e proporcionar o acesso gratuito ao transporte público; veja como conseguir.

Cidadãos desempregados podem transitar de forma gratuita em transporte público de uma grande capital brasileira. O benefício estadual visa ajudar trabalhadores que perderam a ocupação e precisam se deslocar em busca de entrevistas de emprego.

continua depois da publicidade

Dessa forma, o benefício é válido por um período de tempo, e pode ser conseguido após uma série de passos a serem seguidos pelo interessado em usufruir desta medida, válida somente para um estado brasileiro.

Passagem gratuita para desempregados neste estado

Um benefício recente garante aos cidadãos desempregados do estado de São Paulo o acesso integrado à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e ao metrô. O benefício é conhecido como a Credencial para Trabalhadores Desempregados, e integra os dois modais em apenas um cartão.

Leia também

O passe especial é destinado a pessoas que estejam fora do mercado de trabalho há no mínimo 30 dias, e no máximo seis meses. Dessa forma, é disponibilizado o acesso por três meses (não renováveis) aos sistemas de trens e metrô da Grande São Paulo.

continua depois da publicidade

Vale dizer que para solicitar o bilhete é preciso que o trabalhador tenha pelo menos 6 meses de experiência em seu último trabalho. O prazo de solicitação para o passe especial que garante acesso gratuito a desempregados é de até 6 meses após o desligamento na empresa.

Dessa forma, para acessar esses serviços, o cidadão deve apresentar a credencial emitida e a Carteira de Trabalho para os funcionários das estações, ainda nas catracas. Documentos emitidos anteriormente, que garantem o acesso a esses serviços, podem ser usados até a validade especificada.

continua depois da publicidade

A medida surgiu como forma de auxiliar os milhares de cidadãos paulistas que se encontram em situação de desemprego. Dessa forma, o governo do estado de São Paulo, juntamente com a CPTM e o metrô desenvolveram um projeto para auxiliar desempregados que precisam se locomover para entrevistas de emprego, cursos de capacitação e outras necessidades do trabalhador.

Como garantir a passagem gratuita?

Os interessados em utilizar os serviços de trens e metrô de São Paulo precisam solicitar a credencial que dá acesso para o trabalhador desempregado na estação da CPTM Palmeiras Barra Funda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (exceto em feriados).

Para realizar o cadastro, é preciso que o interessado apresente alguns documentos pessoais, como o RG, CPF, carteira de trabalho com a baixa do último emprego, assim como o último termo de rescisão de contrato de trabalho.

continua depois da publicidade

Usuários que desejam usar apenas o metrô, devem se dirigir até a estação Marechal Deodoro, na Linha 3-Vermelha, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 16h. O interessado deve se dirigir munido dos mesmos documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho com a baixa do último emprego;
  • Termo de rescisão de contrato de trabalho.

Os trabalhadores que desejam mais informações sobre horários, locais de atendimento e até mesmo sobre como funciona o benefício, devem acessar os sites da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e do Metrô de São Paulo.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade