Calendário Auxílio Gás: quando começam os pagamentos de junho?

O Auxílio Gás é pago de maneira bimestral às famílias beneficiárias. Neste mês de junho, os repasses começam a ser liberados no dia 19. Saiba os detalhes.

O calendário Auxílio Gás já está disponível e os próximos repassem começam a ser liberados no dia 19 de junho. Esse benefício é pago de maneira bimestral aos cidadãos brasileiros em situação de vulnerabilidade e teve sua última parcela depositada em abril.

continua depois da publicidade

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelo programa, aproximadamente 5,9 milhões de pessoas recebem o recurso. O foco principal é diminuir o efeito do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda.

Apesar de ter sido lançado com as regras definidas para pagar 50% da média nacional, desde agosto de 2022, o programa repassa o valor integral (100%) para cobrir o preço médio nacional do gás de cozinha.

Recentemente, o governo federal publicou um decreto para garantir que o valor cheio seja pago até o final de 2023. Dessa maneira, os repasses seguem assim até o mês de dezembro.

continua depois da publicidade
Leia também

Calendário Auxílio Gás de junho

É importante salientar que o Auxílio Gás não possui um valor fixado, pois dependerá de uma pesquisa de preços realizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). No mês de fevereiro, por exemplo, o benefício foi de R$ 112, um pouco maior que o pago em abril, de R$ 110.

Nos próximos dias deverá ser anunciado o valor para junho. Confira as próximas datas de repasse, com o cronograma levando em consideração o Número de Identificação Social (NIS), sempre nos últimos 10 dias úteis do mês:

continua depois da publicidade
  • Benefício com dígito final do NIS 1: repasse em 19 de junho;
  • Benefício com dígito final do NIS 2: repasse em 20 de junho;
  • Benefício com dígito final do NIS 3: repasse em 21 de junho;
  • Benefício com dígito final do NIS 4: repasse em 22 de junho;
  • Benefício com dígito final do NIS 5: repasse em 23 de junho;
  • Benefício com dígito final do NIS 6: repasse em 26 de junho;
  • Benefício com dígito final do NIS 7: repasse em 27 de junho;
  • Benefício com dígito final do NIS 8: repasse em 28 de junho;
  • Benefício com dígito final do NIS 9: repasse em 29 de junho;
  • Benefício com dígito final do NIS 0: repasse em 30 de junho.

Os pagamentos são liberados junto com o Bolsa Família e algumas famílias podem receber ambos os benefícios. A consulta ainda não está disponível para saber as quantias, mas é possível verificar outras informações junto ao aplicativo do Bolsa Família (Android e iOS), app Caixa Tem ou no site Portal Cidadão da Caixa.

Quem recebe o Auxílio Gás?

Auxílio gás, calendário auxílio gás

Foto: montagem / Pixabay - Canva PRO

Diferentemente do Bolsa Família, o Auxílio Gás possui um número reduzido de beneficiários, pois há um orçamento fixado para esses repasses. Assim, atualmente o programa ajuda 5,9 milhões de lares brasileiros.

Para ter direito ao benefício, é preciso estar incluído em uma das seguintes situações:

continua depois da publicidade
  • Compor família com inscrição no CadÚnico e renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, considerando na conta as verbas de benefícios de programas do governo;
  • Famílias com beneficiário do BPC, inscritas ou não no Cadastro Único.

Além desses critérios iniciais, o programa Auxílio Gás dos Brasileiros segue esta ordem de prioridade:

  1. Famílias que possuam suas informações atualizadas no Cadastro Único nos últimos 24 meses;
  2. Famílias de renda por pessoa;
  3. Famílias com maior número de componentes;
  4. Famílias que recebem o Bolsa Família;
  5. Famílias com o cadastro qualificado.

Acima desses grupos, a prioridade número um do Auxílio Gás são as mulheres vítimas de violência doméstica, sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade