Conheça 7 maneiras de consultar o número do PIS pelo CPF

O número do PIS pode ser consultado de forma simples e rápida pelo CPF. Conheça hoje 7 formas de realizar o procedimento.

O Programa de Integração Social (PIS) vai muito além de um número. A base serve para que os trabalhadores tenham acesso a uma série de direitos e benefícios que acompanham os contratos vigentes pela CLT, e corresponde a um código de identificação que permite consultar os abonos a qualquer momento. Contudo, é comum que muitos cidadãos se esqueçam ou até mesmo não saibam quais são os números: para isso, porém, basta utilizar o CPF.

continua depois da publicidade

No geral, o PIS funciona como uma contribuição monetária feita pelas empresas aos cofres públicos. Este dinheiro é utilizado para financiar o pagamento de benefícios como o seguro-desemprego e o abono salarial, e o principal objetivo do programa é transferir renda aos trabalhadores.

É comum que a base apareça como PIS/Pasep ou NIT/PIS. Contudo, ao contrário do PIS, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é a versão que beneficia funcionários públicos. Por sua vez, o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) é o que permite que funcionários autônomos ou sem carteira assinada possam contribuir para o INSS.

Para aqueles que não sabem seu número do PIS ou apenas se esqueceram, confira hoje 7 maneiras de consultar o código utilizando o CPF.

continua depois da publicidade
Leia também

Como consultar o número do PIS pelo CPF?

1. Carteira de Trabalho Digital

O app da Carteira de Trabalho Digital, disponível para sistemas Android e iOS, permite que o cidadão confira seu número PIS dentro de um dos contratos registrados. Após baixar o aplicativo, basta fazer o login com a conta Gov.br, utilizando o CPF, ou criar um novo cadastro.

Na opção "Contratos", visualize os registros na carteira e, em frente ao nome da empresa atual, clique no botão de mais informações. Ali, estarão os dados do contrato atual e o número PIS/Pasep.

continua depois da publicidade

2. Previdência Social

O número do PIS pode ser consultado por telefone, ligando para a central de atendimento da Previdência Social, no número 135. Após digitar o CPF, o cidadão será direcionado ao menu eletrônico. Na opção 3, para "Outros Assuntos", basta confirmar os dados cadastrais para que o PIS seja recitado. Da mesma forma, é possível discar 0 para falar diretamente com um atendente.

3. Caixa Econômica

O atendimento referente ao PIS e outros benefícios sociais é feito pela Caixa no telefone 0800-726-0207. Da mesma forma, basta informar o CPF e seguir as orientações para conferir o número do programa. Para falar com um atendente, será necessário ligar entre segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, ou aos sábados, das 10h às 16h.

4. FGTS

O aplicativo FGTS também permite que os cidadãos confiram o número do PIS dentro dos contratos registrados no Fundo. Só é preciso baixar o app, disponível para iOS e Android.

continua depois da publicidade

Após fazer o login, é necessário informar o CPF e clicar em "Próximo", ou fazer o cadastro. O app também pode solicitar a confirmação de outros dados, como o CEP ou número de celular. No menu, basta procurar pelo ícone "Mais" e selecionar "Endereço e dados pessoais". Na tela seguinte, será possível acessar o número do PIS.

5. Caixa Trabalhador

Da mesma forma, o app Caixa Trabalhador, disponível para iOS e Android, também disponibiliza o número do PIS. Assim como nos outros casos, para acessar o sistema, é preciso informar o CPF. No menu no canto superior esquerdo, basta selecionar a opção "Meu NIS". O número é o mesmo que o do programa.

6. Site da Caixa

O site da Caixa permite que os trabalhadores consultem o cadastro NIS de forma simples e rápida. Para isso, basta acessar o endereço, informar o CPF e fazer o login.

7. Meu INSS

No portal Meu INSS, para consultar o número do PIS, faça login com a conta Gov.br, que exige o CPF. No menu principal, clique em "Meu Cadastro". Na página seguinte será possível conferir todos os dados cadastrais, como os dígitos do programa.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade